Data 02/05/2017 10:42:01
Curso de Pedagogia da Univás realiza atividade de extensão sobre Estética Literária Gótica

O Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) ofereceu aos acadêmicos uma oficina pedagógica interdisciplinar, intitulada "Estética Literária Gótica", na última sexta-feira, dia 28 de abril. A oficina, ministrada pelo professor Rogério Lobo Sáber, refletiu sobre o contexto histórico e as características das obras literárias românticas inglesas e norte-americanas, sobretudo das obras vinculadas à tradição sombria do Romantismo.

A proposta articulou-se às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. As diretrizes preveem que as atividades dos cursos de Pedagogia devem fomentar o diálogo com diversas áreas do conhecimento, de modo a contribuir com uma formação pautada pela interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética, sensibilidade afetiva e estética.

Os alunos relacionaram a produção de obras literárias às mudanças históricas e também o fluir da leitura de textos literários e de adaptações cinematográficas. "A realização de oficinas semelhantes é de essencial importância à ampla formação de nossos alunos, os quais são convidados a extrapolarem o aparente contexto pedagógico stricto sensu e a expandirem sua visão estético-cultural", avalia o professor Rogério Lobo Sáber. "Um pedagogo de excelência, que é o professor que desejamos formar pela Univás, deve possuir, mais do que conhecimentos técnicos, ampla visão de mundo e, nesse sentido, a literatura é um caminho inquestionável para que se alcance essa meta", concluiu o organizador da atividade.