| Notícia do Colégio do Vale do Sapucaí
Data 02/05/2017 14:46:01
10º Encontro de Jovens do Anglo cria espaço para reflexão sobre a humanização

O 10º Encontro de Jovens do Colégio Anglo Pouso Alegre marcou, principalmente, pelo espaço criado para reflexão e discussão de temas relevantes para a formação dos jovens como os males da tecnologia e a humanização na sociedade. "É com muita alegria e responsabilidade redobrada que recebemos esses alunos pois a juventude está passando por momentos complicados nesse mundo complexo. A escola para nesse dia de hoje pra renovar o espírito dos nosso alunos com palestras, reflexões, atividades com música e dança. Humanizar é deixar se guiar pelo coração. É deixar a alma falar mais alto e o coração se encher de amor pelo próximo. Precisamos trabalhar todos os dias as atitudes e sentimentos que fazem de todos nós pessoas melhores", afirma a diretora Denise Morais. O evento foi realizado no dia 29 de abril na Unidade Fátima e participaram 58 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º ano do Ensino Médio.

O encontro contou com palestra do educador Júlio Machado. "Eles estão no momento certo de dar uma acordada para sua verdade pessoal. Hoje fui um pouco mais fundo para buscar o verdadeiro eu desses jovens. Ajudei a despertar nessas pessoas a essência interior que vai definir seus caminhos. A pessoa se valoriza pelo o que ela é (o verbo ser e não o ter). Não somos 'teres humanos' e sim 'seres humanos' ", conta o palestrante, que ainda realizou dinâmicas com os alunos na parte externa da Unidade Fátima. Ele já havia falado com os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental na manhã da sexta-feira, dia 28 de abril. "Fico encantado de como eles estão sedentos pelo conhecimento, sede de aprender sobre ensinamentos que vão além do materialismo que supervaloriza o ter e se esquece da importância do ser. Os jovens carregam essa angústia e nós vamos retomando os valores do ser, que nunca devem ser esquecidos, e isso vai acalentando os alunos na parte mais humana de todos eles. Foi muito nutritivo pra eles e pra mim também que me senti ajudando essas pessoas", disse.

Uma das organizadoras do encontro, a psicóloga Ima Klechniowsky, disse que o evento é pensado, primeiramente, como um momento de reflexão para temas que discutimos no dia a dia como bullying, sexualidade, introspecção, entre outros. "Eu vejo como um dia deles, onde abrimos a oportunidade deles pensarem em situações, relacionamentos, que eles normalmente não param para pensar. Tratamos, dessa forma, da parte mais humana dos alunos para que eles sejam capazes de definir prioridades verdadeiras para sua vida. É muito trabalhoso realizar o encontro mas ao mesmo tempo é fundamental esse desenvolvimento emocional na vida dos estudantes para que se tornem pessoas do bem", explica.

O advogado Heitor Leopoldo Pereira Sobrinho, da pastoral Familiar da Arquidiocese de Pouso Alegre, falou com os alunos sobre as drogas e as consequências delas para o usuário e a família. "Aconselho aos pais sempre buscar ajuda de especialistas se desconfiar que seus filhos estão indo por esse caminho. É muito importante conhecer os amigos dos filhos e ficar de olho nas mudanças de comportamento, nas ausências muito longas, que podem ser sinais de usos de drogas", sugere o palestrante.

Lívia Cristina Ribeiro Maciel disse que foi um dia maravilhoso para ela e seus colegas. "Esse encontro é incrível e traz transformações importantes dentro da gente. Nesse evento eu tenho consciência do local que estou estudando e quantos as pessoas me querem bem. Hoje eu saio daqui uma pessoa nova", avalia a estudante. Já a aluna Fernanda de Aquino Bicalho disse o encontro trouxe grandes riquezas para sua vida. "É muito difícil essa fase com a pressão de provas e exigências comuns da nossa idade. Me preocupa os males da vida e os relacionamentos com as pessoas, não sabemos realmente em quem confiar de verdade e como trabalhar com os problemas cotidianos na escola e em casa. Nesse encontro, me senti renovada e me fez crescer pessoalmente e intelectualmente. Hoje, eu me sinto mais focada e preparada para essa jornada estudantil", declara.

A coordenadora do Ensino Médio, Ana Cristina Correa, disse que a formação humana dos alunos sempre foi um diferencial do Colégio Anglo de Pouso Alegre. "O jovem precisa da humanização que forma, que agrega, que faz a pessoa melhor nesse mundo tão complicado que vivemos". No final da tarde, enquanto os pais e responsáveis participaram de momentos no Salão de Eventos, os estudantes tinham outras atividades na área do ensino infantil do Anglo. No final, ouve uma troca de cartas entre eles que emocionou a todos.
Para finalizar o evento, os pais receberam seus filhos em um clima emocionante.