| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 09/05/2017 13:29:01
Caixa de Assistência da OAB doa maquete de mama para Fuvs

O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha, que recebia a visita do prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, na Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) se reuniu com médicos e professores Antônio Carlos Aguiar, Luís Carlos de Meneses, Benedito Fabiano dos Reis e Mário Benedito Costa Magalhães para agradecer a doação de uma "Maquete de Mama" feita pela Caixa de Assistência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta terça-feira, dia 5 de maio. "Essa parceria é impressionante e temos que ressaltar a grandeza da OAB, que nos envia esse material novo, que ainda não possuíamos, e que será de grande utilidade para professores da Equipe de Saúde da Mulher, alunos e a comunidade em geral. Isso é exemplo de responsabilidade social. Vivemos num mundo de parcerias e hoje, em nome da Fundação, agradeço profundamente a liderança da Caixa de Assistência da Ordem dos Advogados do Brasil", disse o presidente da Fuvs. "A parceria entre a Fuvs e a OAB só tende a solidificar e ressalto aqui o nome do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Sérgio Murilo Braga, meu amigo pessoal que é pouso-alegrense de coração, que ofertou essa mama que será utilizada pelos alunos, residentes e estagiários que atuam na Univás e Hospital Samuel Libânio", disse o prefeito Rafael Simões, que também é advogado.

O coordenador do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), médico Benedito Fabiano dos Reis, explica que a maquete é uma prótese de mama feita para estudo e treinamento dos acadêmicos."A maquete é sintética e possui as nodulações que auxiliam os alunos a ter habilidades técnicas, perceber essas mudanças na mama, e poder no futuro diagnosticar com mais clareza e precisão", conta Benedito Fabiano, ressaltando que o tato dos alunos ficará mais apurado com os treinamentos na maquete.

A maquete será usada nos laboratórios de Mama, que fica na Clínica Escola, e de Habilidades Técnicas, onde os alunos treinam as habilidades físicas em bonecos antes de seguir para parte prática. O Ambulatório de Mama do HCSL atende duas vezes por semana 60 pacientes, uma média de 240 pacientes ao mês. No Hospital, são realizadas cerca de seis cirurgias oncológicas de mama por semana. "No câncer de mama, quando você consegue palpar, o nódulo já tem mais de um centímetro, e até dois centímetros a repercussão é muito satisfatória. As chances de cura chegam a atingir quase 98%.Quando a paciente não teve acesso a um exame de imagem e detectou o nódulo por palpação é fundamental para o diagnóstico final. Quanto mais precoce a detecção, maior a chance de cura", ensina Benedito Fabiano.

A maquete é resultado de um projeto desenvolvido pela Caixa de Assistência da OAB de Minas Gerais. "A OAB decidiu apoiar a campanha para detecção de nódulos de mamas e foram distribuídas algumas maquetes propondo esse treinamento. A campanha teve uma repercussão muito grande e ganhou o apoio da cantora Paula Fernandes, que não cobrou nenhum cache para gravação dos vídeos educativos", conta o médico Mário Benedito Costa Magalhães.

.