| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 11/05/2017 09:23:00
Direito Previdenciário é tema central da abertura da XIII Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis

Acadêmicos da Univás puderam ampliar seus conhecimentos e se conscientizar sobre o tema atualíssimo do Direito Previdenciário na abertura da XIII Semana Acadêmica do curso de Ciências realizada na noite desta quarta-feira, dia 10 de maio no Salão de Eventos da Unidade Fátima, que estava lotado. A Semana traz profissionais renomados na região que fazem palestras para os alunos do curso, que conquistou a nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). "Queremos que os acadêmicos contabilizem conhecimentos através da linguagem dos negócios. Contabilidade mais do que nunca é uma linguagem que transforma os números em informação para tomada de decisões. Por isso, espero que os alunos participem, perguntem e tirem todas as suas dúvidas desses temas tão atuais e importantes. Essa Semana é muito importante para agregar conhecimento e para aprimorar e atualizar os conhecimentos já adquiridos", avalia o coordenador do curso, professor Nelson Lambert.

Palestra
O advogado Amauri Ludovico dos Santos falou sobre o Direito Previdenciário, tema mais debatido neste país neste momento. "Esse tema atinge toda sociedade e venho aqui esclarecer dúvidas com grupo seleto de formadores de opinião. Nesse momento precisamos que as pessoas raciocinem e que saibam dar sua colaboração para transformação de uma sociedade mais livre, soberana e que pense num mundo melhor", afirma. Amauri explica que a principal preocupação das pessoas com a Reforma da Previdência é com relação à idade para aposentadoria. "Uma idade de 65 anos é muito difícil. Na emenda Constitucional nº 20 de 1998, já houve essa tentativa de acabar com a aposentadoria por tempo de contribuição. Então, todos as pessoas almejam uma aposentadoria por tempo de contribuição e não por idade. Você trabalhar 35 anos num país como o nosso não é fácil. Então, são muitos pontos que devem ser refletidos para encontramos soluções viáveis. Na minha visão, a solução está na cobrança de quem está devendo para Previdência (não entendo como até hoje não foi cobrada essa dívida) e lembrar que o grande déficit do nosso sistema não diz respeito aos trabalhadores do regime geral. Os déficits que temos são nos regimes próprios de Previdência, em decorrência das aposentadorias integrais. É necessário que o governo deve esclarecer à população que o dinheiro que vai para o caixa no regime geral não é só da contribuição do trabalhador mas também de outras formas relacionadas a jogos, loterias e muitas outras fontes de custeio", analisa o palestrante.

Nota 4 no Enade
O curso de Ciências Contábeis conquistou nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do ano de 2015, em uma escala de 1 a 5. O objetivo do Enade é avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências."Essa conquista confirma que nosso destaque sem dúvida nenhuma é atualização constante do Projeto Pedagógico sempre de acordo com as Diretrizes Curriculares do MEC, do Conselho Federal de Contabilidade e, ainda, com as Normas Internacionais da Contabilidade. Além disso, contamos com professores altamente titulados e qualificados - 85% com Doutorado e Mestrado - e especialistas com atuação de destaque no mercado de trabalho. Somos imbatíveis e mostramos resultados", destaca o coordenador do curso.

O Curso de Ciências Contábeis da Univás há 15 anos forma bacharéis com qualidade e tradição para a gestão moderna e eficaz. "Esta receita de sucesso conta com a participação do contador, profissional presente nas empresas, entidades e órgãos de governo. Capacidade de avaliar, organizar e dirigir o conjunto de atividades relativo à contabilidade dos mais diversos organismos, tanto de empresas como de instituições públicas, inclusive tratar de Orçamento Público e Controle da Administração pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Flexibilidade em sua formação e visão futurista no campo do saber para ampliar os horizontes específicos em gestão, contabilidade, economia, comunicação, legislação, entre outros", explica Lambert.