| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 11/05/2017 09:52:00
Univás realiza abertura da 26ª Jornada Científica de Enfermagem

O curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou na noite desta quarta-feira, 10 de maio, no Anfiteatro da Unidade Central, a abertura oficial da 26ª Jornada Científica de Enfermagem.

Logo na abertura, os professores foram homenageados pelos alunos do último ano do curso, que são os responsáveis pela organização do evento, em parceria com a coordenação de Enfermagem da Univás. Um corredor humano foi feito e os docentes foram agraciados com um botão de rosa. Por último, a professora Margarida Resende foi homenageada com um buquê de rosas.

Em seguida, os convidados tiveram a oportunidade de acompanharem uma apresentação musical de uma banda formada por professores e alunos do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre.

O evento contou com a presença dos docentes e discentes do curso e convidados. A mesa solene foi composta pelo diretor acadêmico da Unidade Central, professor Antônio Carlos de Aguiar Brandão, que no ato também representou o reitor da Univás, professor Carlos de Barros Laraia; a coordenadora do curso de Enfermagem da Univás, professora Maria Teresa de Jesus Pereira; a vice-coordenadora do curso, professora Mauricéia da Costa Lins de Medeiros; do coordenador do curso Técnico de Enfermagem do Colégio João Paulo II, professor João Batista Cunha e do diretor de Enfermagem do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), Adelson dos Reis Matias.

A coordenadora do curso, professora Maria Teresa agradeceu o empenho e a presença de todos os alunos, além de enaltecer as comemorações dos 90 anos da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). "É a mais antiga e historicamente importante entidade da Enfermagem Brasileira, que nos remete ao tema central da 77ª SBEn. Esta temática nos convida a refletir sobre a Enfermagem como a maior força de trabalho no campo da saúde, sua participação histórica nas grandes lutas democráticas do país e as contribuições da ABEn para o desenvolvimento científico e tecnológico da Enfermagem Brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS)", disse.

A Abertura Oficial da 26ª Jornada de Enfermagem ocorrerá até o dia 13 de maio, com apresentação de conhecimentos desenvolvidos pela comunidade científica de Enfermagem da Univás e também de outras instituições de ensino do estado de Minas Gerais.

A Jornada Científica de Enfermagem da Univás tem por objetivos promover a integração entre os docentes e discentes do curso de Enfermagem. Promover a interação entre o curso de enfermagem da Univás e demais instituições assistenciais da região e divulgar o desenvolvimento da pesquisa desenvolvida na instituição e aproximar a pesquisa universitária e a sociedade.

Para finalizar o evento, acadêmicos do curso de Enfermagem realizaram uma encenação teatral sobre o funcionamento do corpo humano.