Data 12/05/2017 15:55:01
Curso de Pedagogia realiza oficina sobre colonização no Brasil

O curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou, com o apoio da Direção Acadêmica da Unidade Fátima, a oficina "Colonização portuguesa nos trópicos:reflexões sobre a formação do Brasil", no dia 5 de maio. "O objetivo da iniciativa foi incentivar a reflexão crítica a respeito do processo civilizatório a que foi submetido o Brasil e promover discussão acerca da pluralidade cultural brasileira, considerando-se os elementos humanos europeus, indígenas e africanos", conta o professor professor Rogério Lobo Sáber.

A oficina é a parte final de um trabalho iniciado pelo professor Rogério Sáber com os alunos do 1º período do curso. O educador Rogério supervisiona os acadêmicos no componente curricular de "Língua Portuguesa: Oralidade e Escrita". A atividade contou com duas palestras voltadas ao tema da colonização e formação do Brasil, ministradas pelos professores do curso Aparecida Rodrigues Silva Duarte e Peterson Beraldo de Andrade. Após a conversa com os professores, os alunos tiveram a oportunidade de questionar e aprofundar seus conhecimentos.

A realização da oficina atendeu as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena - nos termos da Lei Nº 9.394/96, com a redação dada pelas Leis N.º 10.639/2003 e Nº 11.645/2008, e da Resolução CNE/CP Nº 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP Nº 3/2004.