| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 15/05/2017 09:41:00
Mutirão da Saúde movimenta o Distrito de São José do Pantano

Acadêmicos e professores dos cursos da área de saúde da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) participaram no sábado, 13 de maio, no Distrito de São José do Pantano, em Pouso Alegre, do 1º Mutirão da Saúde. O evento reuniu centenas de pessoas e movimentou a praça principal do Pantano. Também foi comemorado os 41 anos de criação do Distrito.

A Univás montou diversas tendas de atendimento, onde os acadêmicos aferiam a pressão arterial, faziam exames de glicemia capilar, orientações de saúde, prevenção ao câncer de pele e mama, medição de peso e altura, dicas de saúde e nutrição, agendamento de mamografia e espaço de lazer para as crianças. "Para a Univás hoje é um momento de festa estarmos retomando nossa função de servir a comunidade em Pouso Alegre. Era um desejo antigo da instituição, que felizmente agora podemos realizar, graças à parceria entre a Prefeitura e a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS)", comenta o diretor executivo da FUVS, Igor Nogueira Oshiro.

No Posto de Saúde do Pantano mais ação da Univás. No local, acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Ciências Biológicas, além de médicos do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) prestavam diversos atendimentos a população, como consultas e exames. "Iniciamos com o mutirão de eletrocardiograma nesta semana e culminamos hoje com o atendimento dos pacientes e o mutirão de exames de sangue. Conseguimos atender a todos que nos procuraram e o mais gratificante, a população ficou satisfeita com o serviço prestado", comenta o diretor de Enfermagem do Hospital Samuel Libânio e vereador, Adelson dos Reis Matias, o Adelson do Hospital.

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professor Antônio Homero Rocha de Toledo, a ação é de extrema importância para os acadêmicos da instituição. "É por intermédio de ações como esta no bairro do Pantano que conseguimos realizar o verdadeiro papel da universidade, que é estar próxima ao povo, prestar um serviço de qualidade e orientação a população", disse.

O diretor da Unidade Central da Univás, professor Antônio Carlos Aguiar Brandão ficou entusiasmado com o 1º Mutirão da Saúde. "O nosso desejo, como Universidade, sempre foi participar de ações como esta, e hoje estamos conseguindo realizar. Aqui nossos alunos conseguem colocar em prática tudo o que aprendem em sala de aula e o mais importante de tudo, ajudam a comunidade", lembra.

Houve ainda um desfile de cavaleiros e amazonas, onde o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões e sua esposa, Ana Maria Simões trouxeram as bandeiras do Brasil e do município. A banda do 14º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) - Grupo Fernão Dias, do exército brasileiro entoou o hino nacional e fez outras apresentações musicais. Crianças da Escola Municipal do Pantano também fizeram apresentações teatrais e musicais. A Rádio Univás FM fez a cobertura do evento.

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, salientou sobre a importância da Univás na realização do evento. "Uma de minhas promessas de campanha era retomar a integração da Univás com a Prefeitura. Essa parceria é fundamental para os alunos e principalmente a população, que receberá um atendimento de qualidade", finaliza o prefeito.