| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 16/05/2017 10:16:01
Univás sedia 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pouso Alegre

O Anfiteatro da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) vai sediar a 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher neste sábado, dia 20 de maio, das 8h às 18h. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pouso Alegre e pelo Conselho Municipal de Saúde. "Esperamos uma grande adesão da população feminina para discutirmos e levantarmos propostas a nível municipal, estadual e nacional para melhorias no atendimento da saúde da mulher. A participação da sociedade é fundamental e imprescindível nessa conferência", convida a secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira (foto abaixo).

Pela primeira vez, mulheres de todos os segmentos da sociedade pousoalegrense participarão de palestras e debates sobre "Os desafios para integralidade com equidade na saúde da mulher". A conferência é o espaço político de debate de ideias, de enraizamento de valores e práticas para o desenvolvimento da capacidade de formulação que propicie o crescimento da força das mulheres para se livrarem do jugo patriarcal, do machismo, do sexismo e da misoginia e que contribua para o avanço do controle social no SUS, para a garantia da atenção integral à saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito e discriminação.

Como resultado do evento, espera-se ampliar a representação dos sujeitos participantes; melhorar a organização e o formato das etapas deliberativas; reduzir e qualificar o número de deliberações; e, estrategicamente, aprovar prioridades, dentre as diretrizes e ações, pela garantia de recursos constitucionais e das metas traçadas no Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual do período 2018-2021. "Espero a mobilização para começarmos mudar nossa realidade no campo da saúde, precisamos de todas juntas. Somente essa participação social do campo da saúde no Brasil vai barrar o retrocesso e garantir o SUS 100% público e universal, patrimônio do povo brasileiro", ressalta a secretária municipal de Saúde.