Data 16/05/2017 11:24:01
"Jogos Lógicos" é tema central do Dia das Licenciaturas na Univás

O tema central do 15º Dia das Licenciaturas da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi "Jogos Lógicos". A professora Valéria Santos Paduan Silva, acompanhada de alunos que fazem parte do Pibid através da Capes, trabalharam na teoria e na prática as principais contribuições para o desenvolvimento de habilidades e competências do jogos lógicos. "Habilidades e competências estão sendo discutidas muito na área da educação mas são temas utilizados na vida toda. Quando você propicia aos alunos o desenvolvimento dessas habilidades, desde a educação infantil, os mesmos chegam na fase adulta com muito mais facilidade para tomar decisões, para planejar estratégias, para trabalhar em equipe, lidar com frustrações e ter persistência. Então, nós mostramos que esses jogos apoiados e trabalhados em metodologia podem proporcionar essa habilidade", explica Valéria Paduan.

A professora palestrante explica que as pessoas têm um olhar meio pejorativo para os jogos e desconhecem que no Enem e Enade, por exemplo, a maioria das questões com erros está em cima de questões que exigem habilidades para fazer leitura correta de imagens, gráficos, tabelas e textos.

O evento foi realizado na noite desta segunda-feira, dia 15 de maio, no Salão de Eventos da Unidade Fátima, que ficou lotado de professores, coordenadores e alunos dos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Ciências Biológicas. As atividades foram organizadas pelo Núcleo de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (Nespe), que é coordenado pela professora Maria Aparecida Silva Mariosa. A solenidade de abertura do evento contou com a presenças do vice-reitor da Univás, Benedito Afonso Pinto Junho, e da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Domingues.