| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 19/05/2017 14:46:01
Cimed doa cromatógrafo ao curso de Farmácia da Univás

Aparelho,que possui o valor de US$80 mil, é inédito em universidades particulares e cria mais uma referência para a Univás

O grupo Cimed doou um cromatógrafo líquido ao curso de Farmácia da Universidade do Vale do Sapucaí na manhã desta sexta-feira, dia 19 de maio. A doação do aparelho, que possui o valor de US$80 mil, e é inédito em universidades particulares, cria mais uma referência para a Univás. "Essa atitude da Cimed é de muita importância para a nossa comunidade acadêmica. Essa empresa conhecida e reconhecida no mercado farmacêutico brasileiro demonstra todo seu carinho pela Univás nessa doação. A empresa estimula a pesquisa e o ensino no nosso curso de Farmácia, que já é de reconhecida e comprovada excelência. Esse equipamento, dessa envergadura, certamente ajudará muito no processo de ensino e aprendizagem. Nossos pesquisadores terão mais esse incentivo, mais essa possibilidade tecnológica. Então fica aqui nosso agradecimento por esse ato de grandeza da Cimed", afirmou o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha, que estava acompanhado do diretor executivo da Fuvs, Igor Souza Nogueira Oshiro, e do coordenador do curso de Farmácia, Pythágoras de Alencar Olivotti.

A doação começou a se tornar realidade há algum tempo atrás quando o gerente do Instituto Claudia Marques de Pesquisa e Desenvolvimento da Cimed, Adriano Dias Moreira, procurou Pythágoras, que havia sido seu professor, e falou da possibilidade de doar o cromatrógrafo à Univás. "Na verdade, tentamos sempre potencializar essa questão da educação e da pesquisa. Pra nós da Cimed, a Univás sempre foi parceira nesse caminho da evolução da ciência e do ensino de uma maneira geral", conta o gerente, que estava acompanhado dos funcionários da Cimed, gerente do setor de Tecnologia Analítica (TA), Juan Leonardo Galvez; o coordenador de TA, Érico José da Silva; e a analista de TA, Flávia Lopes Cupertino.

O cromatrógrafo, que já está instalado em um dos laboratórios da Univás, é largamente utilizado em pesquisas como também nas indústrias farmacêuticas e alimentícias. "A função do aparelho é separar e identificar os diferentes tipos de substâncias. O cromatrógrafo líquido faz a separação dos compostos de uma mistura de componentes químicos, no caso aqui de um produto farmacêutico. O aparelho consegue fazer a quantificação através de uma referência química", explica Phytágoras.

O aparelho será usado pelo curso de Farmácia nas disciplinas de Controle de Qualidade, Farmacologia e Toxicologia e em outros cursos da Univás que precisarem do cromatrógrafo líquido. "Quero agradecer muito a Cimed que tem essa parceria com o curso de Farmácia e nos ajuda desde sempre, especialmente, com nossos acadêmicos que fazem seus estágios nessa magnífica empresa. Esse relacionamento entre Univás e Cimed traz muitos frutos para todos nós. Agradeço por todo carinho que a Cimed tem conosco. O aparelho será muito útil pra nós. Eu nunca havia presenciado uma doação desse porte levando em conta a importância e o valor desse aparelho", destaca o professor Pythágoras.

Grupo Cimed
O Grupo Cimed pesquisa, desenvolve, produz e comercializa medicamentos, suplementos e cosméticos desde de 1977. No mercado brasileiro, a empresa é líder de diversos medicamentos em suas classes terapêuticas como Cimegripe, Cimelide, DiaD, Loratamed, Sinvastamed, Grav Test, Ginkomed, Cimecort Creme, Hidroclorotiazida e Fluconazol, além de Bepantriz e K-med gel lubrificante. A empresa também atua de forma significativa no segmento de vitaminas com o grande case de sucesso da linha Lavitan. A Cimed conta com mais de 2.400 colaboradores e atende todo o território nacional assegurando acesso a medicamentos, produtos de nutrição, higiene e beleza a toda a população.