| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 22/05/2017 09:34:01
Conferência Municipal debate melhorias no atendimento da saúde da mulher

Autoridades e mulheres pousoalegrenses se reuniram no Anfiteatro da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) para a 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher neste sábado, dia 20 de maio, das 8h às 18h. "Pra nós é uma alegria e uma honra realizar essa primeira conferencia pra tratar dessas questões voltadas para as mulheres. Essas mulheres que tem dupla jornada, que cuidam de seus filhos e trabalham, portanto precisam e merecem uma saúde de primeira qualidade. Estamos aqui pra discutir medidas eficazes para atender essas mulheres e tenho certeza que daqui sairemos com uma política de efetividade, que realmente cheguem às mulheres e posam atender todas elas da melhor forma possível, sempre de modo muito humanitário. Precisamos e vamos lutar para implantar a humanização em toda a rede de saúde municipal", afirma o prefeito Rafael Simões.

O evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pouso Alegre e pelo Conselho Municipal de Saúde foi apoiado pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs). "É uma grande honra para Fundação, pra Univás, sediar a primeira Conferência de Saúde da Mulher. A nossa casa é Pouso Alegre. Mulheres de Pouso Alegre trabalham nos nossos colégios, nessa Universidade e no Hospital. Nós temos certeza que os frutos dessa conferência atingirão o dia a dia das mulheres de Pouso Alegre, trazendo a todos essa postura da mulher nessa sociedade moderna, que seja justa e tenha equidade nas relações", disse o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha.

Mulheres discutiram e levantaram propostas a nível municipal, estadual e nacional para melhorias no atendimento da saúde da mulher. "É uma honra ver o nascimento dessa conferência, as primeiras discussões e os pronunciamentos. Queremos construir essas políticas de saúde para mulher e ser a primeira ficará marcada na história. Esperamos frutos de conscientização em relação aos cuidados de saúde, mas que, principalmente, saiam propostas possíveis de serem realizadas. A sociedade precisa se envolver e ajudar nesse momento de construção, de colocar as ideias e contribuir para os resultados", analisa a secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira.

A participação da sociedade foi fundamental e imprescindível na conferência. "Mais uma vez a Fundação e a Univás apoiando as realizações da Prefeitura e hoje discutir esse tema tão importante que é a saúde da mulher. Espero que essa conferência sirva de exemplo, de modelo, para outros municípios pois precisamos proporcionar às mulheres melhorias de atendimento na área de saúde", ressalta o diretor executivo da Fuvs, Igor Souza Nogueira Oshiro. A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Pouso Alegre, Nerci Ribeiro Oliveira da Costa disse que o evento é de suma importância. "Precisamos discutir políticas reais para a saúde das mulheres. Espero que daqui saia boas propostas para que a saúde pública local integre dentro dos seus planos atividades de cuidados para a saúde da mulher".

Pela primeira vez, mulheres de todos os segmentos da sociedade pousoalegrense participaram de palestras e debates sobre "Os desafios para integralidade com equidade na saúde da mulher". "Esse momento todos unidos buscamos propostas para trabalharmos com esse eixo muito especial que é o da saúde da mulher. O foco sobre a mulher é muito importante pois ela é formadora e a promotora da saúde e portanto tornando a família e a comunidade mais saudáveis", conta a coordenadora do eixo de Políticas Públicas para as Mulheres, Suzana Coutinho.

A conferência é o espaço político de debate de ideias, de enraizamento de valores e práticas para o desenvolvimento da capacidade de formulação que propicie o crescimento da força das mulheres para se livrarem do jugo patriarcal, do machismo, do sexismo e da misoginia e que contribua para o avanço do controle social no SUS, para a garantia da atenção integral à saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito e discriminação. "Neste evento procuramos integrar a Secretaria de Saúde e o Controle Social, que representa a população. Toda a programação e palestrantes foram programadas pelos dois órgãos. Hoje, ainda temos situações que tratam a saúde da mulher somente no viés ambulatorial, consulta e atendimento, e esquecemos que a amplitude é muito maior. Temos questões de violência, preconceito. Precisamos nessa conferência reunir todos esses meios e trazer para uma discussão qualificada", conta o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Augusto de Andrade Kawabe.

Como resultado do evento, espera-se ampliar a representação dos sujeitos participantes; melhorar a organização e o formato das etapas deliberativas; reduzir e qualificar o número de deliberações; e, estrategicamente, aprovar prioridades, dentre as diretrizes e ações, pela garantia de recursos constitucionais e das metas traçadas no Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual do período 2018-2021. "Esse tipo de inciativa é fundamental no sentido de discutir esse tema tão importante. Nós sabemos que a maior parte da população é formada por mulheres que tem jornada dupla e precisam de cuidado e atenção especiais", declara o vice-prefeito, Paulo Valdir Ferreira. O enfermeiro e vereador Adelson Matias dos Reis parabenizou pela iniciativa do evento. "Temos que discutir esse assunto de suma importância pois a mulher assumiu um papel de muita importância na sociedade. Estou aqui pra prestigiar, apoiar e debater a realização desse evento tão importante".