Data 24/05/2017 09:38:00
Mestrado em Educação da Univás realiza a 1ª Olimpíada Kids Municipal de Matemática

A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), por intermédio do Mestrado em Educação realizará em parceria com a Prefeitura de Pouso Alegre, a 1ª Olimpíada Kids Municipal de Matemática 2017 (I OKMMPA 2017). O objetivo do evento é incentivar o estudo da Matemática pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, preparando-os para a resolução de problemas que envolvam os conceitos matemáticos presentes nos currículos escolares e na vida.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andréa Silva Domingues, a 1ª Olimpíada Kids Municipal de Matemática diagnosticará as habilidades e competências matemáticas adquiridas por esses alunos que finalizam uma primeira etapa de seus estudos. "Além disso, intenta incentivar os professores de Matemática das escolas participantes na promoção de discussões e reflexões acerca desse ensino e seus significados na vida dos alunos", disse.

A I OKMMPA 2017 se dará em duas fases. A primeira será realizada nas próprias escolas, no dia 31 de maio de 2017, com aplicação de uma prova composta por 17 questões fechadas, todas envolvendo a resolução de problemas matemáticos. Farão essa primeira prova todos os alunos matriculados e frequentes no 5º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais de Pouso Alegre.

A segunda fase da I OKMMPA 2017 será realizada na Unidade Fátima da Univás, no dia 3 de setembro de 2017, com aplicação de uma prova mista (duas partes) composta por 10 questões fechadas e cinco abertas, para os 70 alunos melhor classificados na primeira fase.

A professora Andrea Domingues enfatiza que esta parceria vem reforçar o compromisso institucional da Univás em desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão de qualidade para a sociedade. "A Univás sente-se honrada com essa parceria e parabeniza a toda equipe organizadora e deseja sucesso a todos e todas", finaliza.