| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 25/05/2017 10:12:00
Hospital Samuel Libânio cobrirá a fachada de preto em luto pelo SUS

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) está entre os filantrópicos, do Sul de Minas, que vai participar de uma ação coletiva na próxima sexta-feira, 26 de maio, a partir das 7h. Em Minas Gerais, pelo menos 128 hospitais filantrópicos sofrem com atrasos nos repasses de recursos financeiros e com uma dívida do Governo de Minas, que já ultrapassa R$ 250 milhões de reais.

No dia
26 de maio os usuários do Hospital Samuel Libânio vão receber, também, informações sobre a crise no setor e explicações sobre a suspensão do atendimento de alguns serviços do SUS em várias instituições. Mais de 20 hospitais confirmaram participação no movimento e vão abrir as portas para mostrar à imprensa as dificuldades que enfrentam para garantir atendimento à população.

A iniciativa é da FEDERASSANTAS que representa as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas. A Federação já se mobiliza para entrar na Justiça para que as autoridades cumpram com os pagamentos atrasados e dívidas. Também no dia 26 de maio a presidente da FEDERASSANTAS, Kátia Rocha, coloca-se à disposição da imprensa para dar esclarecimentos sobre as ações do setor para reverter esse quadro, que já coloca as entidades de saúde em alerta, como Conselho Regional de Medicina, de Enfermagem e de Farmácia.

Sem recursos, vários hospitais deram início à suspensão de importantes serviços à população e ao corte de leitos para pacientes do SUS. Agora, as internações só são feitas quando há condições mínimas necessárias para se garantir o atendimento aos pacientes.