| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 25/05/2017 10:42:00
Congresso de Iniciação Científica da Univás é realizado com sucesso

A abertura do XIV Congresso de Iniciação Científica e III Feira de Ciências e Tecnologia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na noite desta terça-feira, dia 23 de maio de 2017. O evento aconteceu no anfiteatro da Unidade Central da Univás.

A mesa solene foi composta pelo reitor da Univás, professor Carlos de Barros Laraia; o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), professor Luiz Roberto Martins Rocha; o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Andréa Silva Domingues; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo; o pró-reitor de Graduação, professor Guilherme Carrozza; o diretor da Unidade Central da Univás, professor Antônio Carlos de Aguiar Brandão; o diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho; a coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu da Univás, professora Rosa Maria do Nascimento; o coordenador de Pesquisa da Univás, professor Manoel Araújo Teixeira; o conselheiro da FUVS, Luiz Antônio Silva e o representante da Fundação de Amparo e Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), João Roberto Ferreira.

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões fez questão de participar do evento onde falou aos educadores e acadêmicos. "Nossa Universidade sabe da responsabilidade social que tem e se preocupa com a inserção do estudante no mercado de trabalho. Através das nossas pesquisas transformamos o conhecimento adquirido em frutos que vão de alguma forma melhorar a vida de todos na sociedade. Os organizadores estão de parabéns e desejo muito sucesso para esse congresso. Hoje podemos comemorarmos a parceria existente entre Universidade e Prefeitura e quem ganha com tudo isso é a população", declarou Rafael Simões para o auditório da Unidade Central, que ficou lotado para o evento.

O congresso traz o conhecimento desenvolvido pela comunidade científica da Univás e também de outras Instituições do estado de Minas Gerais e de outros estados do país. No total foram mais de 300 trabalhos inscritos nos projetos de pesquisas. "Nosso principal objetivo é socializar as pesquisas que estão reunidas em todos os cursos da nossa Universidade. Fundamental pra nós é reunir todos s cursos da Univás sem exceção. Destaco também a ação social realizada através da Feira de Ciências que agrega 2 mil jovens através do nosso evento", enfatizou a professora Andrea Domingues, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás.

O evento tem uma tradição de 14 anos e a cada ano são percebidos avanços e melhorias na qualidade das pesquisas e nas discussões que elas podem gerar. "A cada congresso, esse auditório fica menor pra conter o número de alunos e professores que participam do evento. Tenho orgulho de ter presidido a abertura do primeiro congresso e tenho a honra de fazer a abertura também nesse ano desse importante evento", disse o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia.

O Congresso de Iniciação Científica é um evento que ocorre todo ano, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás. É o momento científico em que os alunos mostram os resultados obtidos em suas pesquisas (PROBIC/FAPEMIG, PIBIC/UNIVÁS, BIC JR. e PIBID/UNIVÁS) em forma de comunicações orais, participam de minicursos, palestras e tem a oportunidade de publicarem seus trabalhos. "É um evento marcante que traz frutos internos para Universidade e outros muitos frutos para sociedade. As pesquisas feitas no âmbito da Univás só existem em função da sociedade. É a ciência em favor da sociedade. É uma celebração com troca de experiências, um momento muito importante para vida da Univás e da nossa cidade", avalia o presidente da FUVS, Luiz Roberto.