Data 31/05/2017 15:44:01
Alunos discutem temas atuais da linguagem e sociedade durante VII Seminário do PPGCL

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), realizou o VII Seminário com alunos na tarde desta quarta-feira, dia 31 de maio, no Salão de Eventos da Unidade Fátima. "Esse evento se dedica a apresentar as pesquisas que estão desenvolvidas aqui tanto no Mestrado quanto no Doutorado. É o momento em que os alunos podem falar um pouco sobre seus trabalhos que estão sendo desenvolvidos. É um momento de sentar, discutir, conversar e pensar juntos", explica a coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Linguagem, professora Paula Chiaretti.

Participaram do evento os acadêmicos Magna Leite Carvalho Lima, Alice Perucchetti Orrú, Luiz Roberto Silva e Lisiane Flores de Oliveira Strumiello e a debatedora professora Maria Onice Payer, que fez sugestões durante os debates e dinamizou as abordagens dos alunos e professores presentes. "Sem dúvida, esse seminário traz um desenvolvimento muito importante e é um momento muito enriquecedor. O evento agiliza os trabalhos pois os colegas conversam com base nas adequações teórica e metodológica. Como são temas muito atuais, do cotidiano, que trabalham com linguagem e sociedade, os alunos são sempre convocados ao debate. Por exemplo, um dos temas discutidos hoje trata da questão de muitas câmeras de vigilância espalhadas pela cidade (Um olhar eletrônico nas ruas de Luiz Roberto Silva). As pesquisas refletem as realidades atuais", conta a Maria Onice.

Outro tema abordado no seminário foi "O Velho Testamento como arquivo e discurso fundador. Elemento sobre a criação do estado de Israel", da aluna Alice Perucchetti Orrú. "Eu pensei nas questões de Israel de hoje, todos aqueles conflitos da Palestina, fiz uma reflexão do que além das questões atuais interferiam na formação desse pensamento de hoje. As grandes religiões monoteístas (Islamismo, Cristianismo e Judaísmo) entendem que aquele pedaço de terra pertence a elas. Então, decidi verificar de onde isso veio e voltei lá no Antigo Testamento da Bíblia para pensar no patriarca e essa memória lá de trás influencia até os dias de hoje", esclarece a aluna Alice Orrú.