Data 02/06/2017 12:30:00
Marilda de Castro Laraia é a segunda doutora em Ciências da Linguagem titulada pela Univás

Marilda de Castro Laraia, que foi orientada pela professora Andrea Silva Domingues (Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás), foi aprovada por volta das 12h30 desta sexta-feira, dia 2 de junho, como a segunda doutora em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) depois de defender a tese com o título "Memória, discurso e ensino: a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas produções de sentido". O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) realizou a segunda defesa do Curso de Doutorado em Ciências da Linguagem, que contou com a presença do reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, na sala 6 da Unidade Fátima.

A pesquisa apresentada teve como objetivos analisar as diferentes formações discursivas na prática pedagógica do Ensino da Educação de Jovens e Adultos, na cidade de Pouso Alegre, investigar as diferentes memórias e sentidos que possuem na construção do processo de identificação de seus educadores e a relação com seus alunos. "Ao atribuir sentidos, os sujeitos, ao entrar em contato com o objeto simbólico, são instados a interpretar e, ao interpretar, retomam os sentidos que sempre estiveram lá", disse Marilda Laraia.

A banca foi composta pelas professoras Débora Hettwer Massmann , Eni De Lourdes Puccinelli Orlandi, Sandra Maria da Silva Salles Oliveira e Benedita Celeste de Moraes Pinto. "Desenvolvi um estudo que toma, como ponto de partida, três questões importantes do processo de ensino-aprendizagem, a saber: o instrumento (livro didático), o professor e o aluno, investigando o percurso significante e seus efeitos de sentidos a partir de cada um desses elementos", explica Marilda Laraia.

Este é um momento muito importante na história do Programa, pois as teses defendidas trazem a público o resultado de todo o investimento institucional, profissional e pessoal de professores e alunos do PPGCL. Funcionando desde 2014, conforme recomendação do CTC - Ofício Nº 17030/2013/CTC/CAAII/CGAA/DAV, de 17 de setembro de 2013, o Doutorado ampliou as possibilidades de formação acadêmica no sul de Minas Gerais para atender a um público-alvo que, na Univás e na região, demanda curso de pós-graduação. À medida que aliaram pesquisa e formação para docência no curso de Doutorado, os profissionais que, em 2014, buscaram a Pós-Graduação em Ciências da Linguagem tornam-se agora cientistas e educadores preparados para refletir sobre seus próprios instrumentos, seu domínio de atuação profissional e sobre a sociedade atual.