Data 07/06/2017 13:49:01
Visita técnica reúne acadêmicos de RH e Publicidade em Maria da Fé

Alunos e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Gestão de Recursos Humanos participaram de um passeio acadêmico-cultural, uma espécie de visita técnica, no sábado, 3 de junho, em Maria da Fé (MG). A atividade contou com visitas à fazenda da Epamig, a ateliês de arte e design, à igreja matriz da cidade e à cafeteria Café com Prosa. "O objetivo foi conhecer culturas, pessoas e lugares diferentes, vivenciar projetos de responsabilidade social e desenvolvimento local e comunitário. Os alunos visitaram o Ateliê do Designer Internacional que trabalha com móveis de papelão. Em seguida, foram conhecer a EPAMIG, aprendendo um pouco mais sobre o plantio da oliveira e a produção do azeite na cidade. Depois os acadêmicos seguiram para uma cooperativa que produz artesanato de papelão e fibra da bananeira. Eles conheceram ainda a história da bela Igreja Nossa de Lourdes e finalizaram a visita no Café com Prosa da família da aluna Carina Alvarenga, do VII período do curso de Publicidade. Ali, os alunos conversaram sobre empreendedorismo, paixão e dedicação ao mundo dos negócios", conta a professora Eveline Raquel Oliveira Moura.

Domingos Tótora
A primeira visita cultural foi ao ateliê do artista e design, reconhecido internacionalmente, Domingos Tótora. Ele conversou com os visitantes, falou de seu trabalho e da forma como faz suas criações. Destacou que é possível viver e trabalhar no interior e ser reconhecido mundialmente, porque leva sua arte às outras partes do mundo, participando de eventos internacionais. Sua fonte de inspiração é a natureza. Tótora cria a partir de papelão, conseguindo texturas que aparentam pedras, madeira e outros materiais.

Epamig
No campo experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Epamig, os visitantes conheceram o viveiro, com mudas de cerca de 150 espécies frutíferas. Tiveram informações sobre o Núcleo Tecnológico Epamig Azeitona e Azeite, que é referência em pesquisas de produção de azeitona de mesa e extração de azeite extra virgem.

Gente de Fibra
Outro passeio foi à Cooperativa Mariense de Artesanato Gente de Fibra, fundada por Domingos Tótora e um grupo de cinco mulheres, em 1999. O grupo trabalha e comercializa produtos à base de papelão e fibra de bananeira, sob os princípios do cooperativismo e da responsabilidade socioambiental.

Igreja Matriz
Os visitantes também realizaram uma visita guiada à igreja matriz de Maria da Fé, conhecida pela arte diferenciada, preservada a quase um século, feita pelos artistas e irmãos italianos Pietro e Ulderico Gentili. O estilo neoclássico confere às paredes da igreja uma pintura cheia de detalhes em formas e cores, além dos painéis que representam santos e passagens bíblicas.
Cerca de 40 pessoas participaram do passeio acadêmico-cultural, entre estudantes, professores, secretárias de curso e seus familiares. A responsável pela organização do passeio foi a professora dos dois cursos participantes, Eveline Raquel Oliveira Moura, que contou com o apoio da acadêmica do sétimo período de Publicidade e Propaganda, Carina Alvarenga Carnevalli, natural de Maria da Fé.
Estavam presentes os professores Fernando Schmitd, Maria Lúcia Saponara, Marcelo Crispim e Suzana Coutinho, além da assistente do curso de Publicidade e Propaganda, Rosa Bueno.