| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 16/06/2017 10:57:01
Univás vive momento histórico com inauguração do Laboratório de Habilidades Médicas e Simulação Realística

Prof. Dr. Virgínio Cândido Tosta de Souza é o grande homenageado com inauguração de laboratório de ponta da Univás

O Laboratório de Habilidades Médicas e Simulação Realística da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi inaugurado na manhã do dia 14 de junho, com a presença de diversas autoridades como o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha; o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões; e do homenageado Dr. Virgínio Cândido Tosta de Souza. "Isso aqui é como uma grande pedra onde cada um deu sua marretada a seu modo, uns derrubaram mais, outros menos, mas todos fizeram diferença com suas marretadas. Essa inauguração é a continuidade de um trabalho que nós começamos em 1968. Nós éramos em sete funcionários, a frente dessa Universidade onde a frente ainda não era calçada, tínhamos três salas, onde acreditamos estar plantando uma semente como se fosse grão de mostarda que um dia daria uma árvore frondosa onde os pássaros teriam a oportunidade de gozar de suas sombras. Esse momento chegou e são vocês, agora, essa nova geração, que junto de nós, darão continuidade a tudo isso", conta o homenageado.

Laboratório de ponta
A Medicina chegou a um estágio tão avançado onde é possível fazer tudo que se faz em cima de um paciente através de um manequim, um boneco automatizado que reproduz todas as funções normais vitais de um ser humano. "A aquisição que fizemos tem o objetivo de ter um boneco, onde podemos fazer todas as simulações em situações de emergências e urgências, para ensinar o aluno. Hoje temos o privilégio de ter uma tecnologia de ponta, com materiais totalmente importados e nosso laboratório recebeu o investimento de R$800 mil, sem contar a parte de logística, de obras, ar-condicionado e outros aparatos para o bom funcionamento do local", explica o mentor do projeto e diretor da Unidade Central da Univás, professor Antônio Carlos Brandão.
No boneco é possível verificar a pressão arterial, os batimentos cardíacos, ventilação, enfim todas as funções que os médicos precisam acompanhar no paciente. "É uma tecnologia de ponta encontrada somente nos melhores hospitais e universidades do mundo e estamos tendo o privilégio de ter em Pouso Alegre um laboratório de tamanho ganho acadêmico", conta Antônio Carlos.

Sobre a conquista
O descerramento da placa foi feito pelo homenageado, juntamente com o vice-presidente da Fuvs, professor Elísio Meirelles de Miranda; o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia; O prefeito Rafael Simões; a professora da Univás e esposa do homenageado, Diba Maria Sebba; e o um dos funcionários mais antigos da instituição, Sebastião Paulino de Melo, o "Seu Tião da Anatomia".
Rafael Simões, disse que estava muito feliz de participar de mais um momento histórico da Universidade com a aquisição de bonecos noruegueses, que reproduzem todos os sinais vitais e simulam situações do dia a dia. "Através desse investimento de mais de R$800 mil, os estudantes e Medicina, Enfermagem, funcionários da Univás terão oportunidade de fazer treinamentos para atuar cada vez melhor em situações de emergência, por exemplo, sem colocar em risco a vida das pessoas. Esse momento é muito importante também por que fazemos a homenagem ao Dr. Virgínio, uma pessoa muito querida por todos. Ele tem uma história maravilhosa no cuidado da saúde das pessoas mais carentes. Estou feliz por vivenciar mais esse momento tão importante dessa instituição", avalia o prefeito de Pouso Alegre.

Segundo o presidente da Fuvs, Luiz Roberto Martins Rocha, a inauguração significa uma ponte para o futuro. "Participar desse momento tão importante é uma dádiva. Ver o Dr. Virgínio que participou da criação da Univás estar aqui na inauguração desse laboratório de alta tecnologia, que permite aos alunos o maior exercício da Medicina dentro de uma visão tecnológica. Esse momento é importante pois alia a tecnologia e a ética, o zelo e cuidado com as pessoas representados pelo Dr. Virgínio, que é o orientador de todos nós nessas questões humanitárias. A Univás tem identificação com essa terra, essa cidade, por isso contar com a presença do prefeito nessa inauguração tem um simbolismo muito grande, pois estamos aqui para servir a população desse município. É um momento de grande emoção", afirma o presidente da Fundação.

O professor Antônio Carlos Brandão, falou sobre a tão aguardada inauguração. "Esse sonho só foi possível pois temos uma diretoria administrativa que pensa em investimentos, tecnologia, para trazer o melhor para os alunos da Univás. Isso começou com administração do Rafael Simões e permanece agora com o Luiz Roberto. Isso é parceira, comprometimento, profissionalismo, qualidade e vontade de crescer. Agradeço todos que trabalharam por esse sonho que hoje é uma realidade como a Sílvia Regina Pereira (ex-diretora executiva da Fuvs e atual secretária municipal de Saúde), o Igor Souza Nogueira Oshiro (atual diretor executivo da Fuvs), o reitor Carlos de Barros Laraia. Tudo isso vai culminar para um bem aos alunos e, com isso, a Univás vai se projetar para mostrar cada vez mais que somos uma Universidade de ponta", comemora.

O médico e professor, Félix Carlos Ocáriz Bazzano, que quando ainda estudante foi o primeiro aluno a receber um dez do Dr. Virgínio, falou sobre o homenageado. "Gente, esse homem é a história da instituição. Ele é uma pessoa extremamente humilde, extremamente ética, e sobretudo extremamente humano. Ele é exemplo dedicação às causas dessa instituição e é um educador por natureza, que gosta do que faz e faz com excelência. Dr. Virgínio é uma pessoa que sonha longe, sonha a modernidade e os benefícios que trazem os avanços tecnológicos. Ele é uma pessoa de extrema dignidade, uma pessoa verdadeiramente do bem".

"Não há nada como um sonho para criar o futuro"- Victor Hugo