| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 21/06/2017 14:46:01
Caminhada da Solidariedade 2017 é realizada em prol de moradores em situação de rua

Evento reuniu Univás, Colégio João Paulo II, pacientes e colaboradores da UAPS São João, além dos funcionários da Prefeitura de Pouso Alegre

Alunos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e do Colégio João Paulo II se juntaram aos pacientes da terceira idade, que recebem tratamento na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e funcionários da Prefeitura de Pouso Alegre, para realizar a Caminhada da Solidariedade, na manhã desta quarta-feira, dia 21 de junho. Nesse ano, a ação coletiva foi realizada junto à população de rua que vive em torno do Terminal Rodoviário. "A proposta é manifestar a solidariedade ao próximo e propiciar a interação do morador do bairro São João e os acadêmicos com essa população vulnerável que está afastada da sociedade", conta a coordenadora da UAPS, Tatiana Loiola.

Primeiramente, foram arrecadados os donativos, agasalhos, cobertores, vestuários de inverno, que foram doados ao Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) da Secretaria Municipal de Políticas Sociais. "É uma iniciativa muito importante feita por meio de uma parceria da Univás e a secretaria de Políticas Sociais para poder amenizar a situação dessas pessoas em vulnerabilidade social. É uma questão grave, enfrentada por muitas cidades, que estamos tentando resolver com ações no Centro POP, dando acolhimento diário aos moradores de rua, ofertando um café da manhã, uma segunda via de documentos, recambiamentos/cadastramentos, cortes de cabelo e unha, entre outras ações. Também temos o CEMAPA (antigo albergue) onde os moradores de rua recebem o jantar e o pernoite. Além disso, vários projetos sócios-assistenciais estão sendo implantados para acolher melhor essas pessoas", afirmou o secretário municipal, Sudário Rios Braga.

Acadêmicos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição da Univás, além dos educadores e alunos do Colégio João Paulo II, participaram de momentos de confraternização, com direito a lanche e recreação. "Essa mobilização envolve os alunos para que eles entendam como funciona essa questão de situação de rua. Os acadêmicos estão conhecendo e entendendo esse público bem diferente do atendido no dia a dia. Estamos fazendo uma consulta rápida com testes de hepatice C e B, sífilis e HIV. A partir desse teste rápido faremos os encaminhamentos necessários", explica a professora do curso de Medicina, Janine Valéria Silva Tenório Faria.

Os alunos de Medicina participaram também de panfletagem e aconselhamento a respeito do álcool, tabaco e outras drogas. "Nosso módulo de Saúde Mental faz um trabalho sobre abordagem de álcool e outras drogas no Capes que atendem esses casos. Aqui estamos fazendo as abordagens, encaminhamentos e explicamos como são realizados os tratamentos", esclarece a professora do curso de Medicina, Ana Cláudia Neves Gonçalves.

Durante a entrega dos agasalhos e vestuários arrecadados na Campanha de Solidariedade 2017, o professor do curso Técnico de Enfermagem, enfermeiro Miguel Simeão Pereira Júnior fez um agradecimento especial aos alunos do Colégio João Paulo II. "Quero agradecer de todos nessa ação solidária muito bem vinda para sociedade de Pouso Alegre. Agradeço especialmente aos alunos do Colégio que se empenharam no recolhimento de produtos de higiene e saúde, escovas de dente, sabonetes, papel higiênico, além do agasalhos que estão sendo entregues aos moradores de rua".

O evento ainda estimulou a prática de atividade física e proporcionou aos moradores de rua ações de promoção da saúde, buscando a detecção precoce de doenças. "Esse iniciativa é muito importante pela integração dos alunos com a sociedade e o aperfeiçoamento da prática. Nós do curso técnico de Enfermagem verificamos a pressão arterial, fazemos o teste de glicemia, encaminha para vacinação contra a gripe e verificamos o peso e altura, para controle da saúde da população", disse a supervisora do Colégio João Paulo II, Cinthia Vieira Mendes.

A ação de solidariedade orientou para prevenção de doenças cardiovasculares; doenças sexualmente transmissíveis, e fez uma avaliação do estado nutricional e conscientizou para a importância dos hábitos alimentares. "Falar para esse grupo de pessoas sobre hábitos alimentares é bastante complicado, mas estamos orientando para uma alimentação saudável e mais barata. Orientamos pra sempre que puderem comer alguma coisa mais saudável e tomar muita água agora nesse tempo de inverno. Ver essas questões de perto nos deixam sensibilizados e nos tornam pessoas melhores, pessoas que querem fazer algo para mudar a vida do próximo", conta a professora de Nutrição, Ana Carolina Bernardes Brasil.

Caminhada 2017
Os usuários dos Grupos Agita São João, Ativa Idade, Mexa-se e Menospausa, da Univás, saíram de frente à Unidade de Atenção Primária a Saúde, do bairro São João, acompanhados por profissionais e acadêmicos e seguiram em caminhada até o Centro Especializado de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP), no Centro da cidade, onde foi feita a entrega dos agasalhos. A UAPS acompanha cerca de 80 idosos diariamente com atividades em grupos. A unidade é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) e tem como objetivo prestar assistência básica de Saúde à população e acolher estagiários dos cursos de graduação das áreas de Saúde da Univás.