| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 23/06/2017 10:30:01
Acidente com dezenas de vítimas movimenta madrugada no Hospital Samuel Libânio

Equipes extras de médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de Enfermagem e profissionais da saúde foram acionadas para atender os pacientes

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) teve uma madrugada atípica neste dia 23 de junho de 2017, por conta de um grave acidente que ocorreu na rodovia Fernão Dias (BR-381), próximo ao município de São Sebastião da Bela Vista (MG), onde um caminhão colidiu na lateral de um ônibus. O motorista da carreta, de 38 anos, morreu no local e 31 vítimas do ônibus foram socorridas e encaminhadas por unidades de resgate da Auto-Pista, Corpo de Bombeiros e SAMU e levadas para o Pronto-Socorro do Hospital Samuel Libânio.

Por conta da gravidade do acidente e para atender prontamente todos os acidentados, a direção do Hospital das Clínicas Samuel Libânio precisou convocar toda a equipe médica cirúrgica, além das equipes de Enfermagem do Pronto-Socorro. Também foram chamadas cinco equipes a mais, oriundas de diversos setores do Hospital. Foram oito enfermeiros e 20 profissionais da saúde, entre técnicos e auxiliares de Enfermagem. "Precisamos acionar equipes extras de nosso Hospital para atendermos prontamente todos os pacientes. Como estamos preparados para emergências e urgências, nossos profissionais se apresentaram rapidamente e felizmente obtivemos êxito no pronto-socorro às vítimas", disse o diretor de Enfermagem, José Antônio Freitas, que chegou ao Hospital por volta das 4h, para auxiliar no atendimento das vítimas.

No total, deram entrada no Pronto-Socorro do Hospital Samuel Libânio 23 vítimas, sendo um paciente em estado grave e que precisou passar por cirurgia. Os demais, entre eles uma criança, foram atendidos e fizeram exames de tomografia e raio-x. Até o fechamento da reportagem oito pacientes já tinham obtidos alta médica.

O diretor executivo da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Igor de Souza Nogueira Oshiro, parabenizou o trabalho realizado. "Temos profissionais altamente gabaritados, preparados e de prontidão para atender casos de urgência e emergência como os enfrentados hoje. Isso demonstra que, apesar das dificuldades financeiras que passamos, como a falta de repasses do SUS pelo governo do Estado, estamos na defesa da vida e de um atendimento de qualidade e precisão. Parabéns a toda equipe do Samuel Libânio", finalizou o diretor executivo.

O presidente da FUVS, Luiz Roberto Martins Rocha elogiou o trabalho das equipes envolvidas no socorro às vítimas. "Nossos profissionais são altamente capacitados e gabaritados para atender a toda população. Quero agradecer a todos os envolvidos, pela precisão, carinho, dedicação e profissionalismo. Parabéns a todos os membros da valorosa equipe do Samuel Libânio", finaliza o presidente Luiz Roberto.