| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 23/06/2017 15:48:01
Hospital Samuel Libânio conquista recursos da Cemig por meio de projeto de eficiência energética

O objetivo da projeto é de combater o desperdício de energia elétrica

A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig e o Governo de Minas anunciaram nesta quarta-feira, dia 21 de junho, a destinação de R$ 476.950,00 para o projeto elaborado e apresentado pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). O proposta do Hospital participou de um processo seletivo no projeto intitulado Chamada Pública de Eficiência Energética.

O anúncio da conquista do HCSL foi feito durante cerimônia de assinatura de contratos com o representante do HCSL, o assessor especial da presidência da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs),
Ronald Tadeu Schimidt Beraldo, realizada na sede da companhia em Belo Horizonte. O objetivo da projeto do Hospital, que deve ser realizado no biênio 2017-2018, é de combater o desperdício de energia elétrica.

De acordo com o presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga, os recursos vão permitir a modernização de instalações elétricas, iluminação e equipamentos, e ainda vão trazer diversos benefícios não apenas para os executores dos projetos, mas para todo o sistema elétrico brasileiro. "A eficiência energética torna a operação do sistema elétrico mais tranquila, reduz as chances de sobrecarga e a necessidade do acionamento das usinas termelétricas no horário de ponta e, claro, impacta diretamente no valor das contas de energia", explicou Alvarenga.

Programa de Eficiência Energética
As concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica devem aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,4% de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em ações que tenham o objetivo de combater o desperdício de energia elétrica. A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética é um processo regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que ocorre anualmente - desde 2015 - em todas as distribuidoras de energia elétrica do país com o objetivo de dar mais transparência e democratizar a aplicação de recursos.