Data 28/06/2017 11:22:01
Festa Junina na UAPS São João estreita vínculos entre acadêmicos e comunidade

Alunos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Univás atuam diariamente no bairro São João

A equipe da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), em parceria com acadêmicos e professores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), realizaram a já tradicional festa junina que envolve a comunidade do bairro São João na manhã desta quarta-feira, dia 28 de junho. "Para mim é uma alegria muito grande, uma satisfação, termos a Univás aqui no bairro. Sou muito grata pois, depois desse atendimento, me sinto quase curada do problema que tenho. O grupo da Univás é minha segunda família", afirma a moradora do bairro São João, Magda Aparecida Eufrasino.

A organização foi feita pelos pacientes da UAPS, professores e acadêmicos dos cursos da Univás que atuam no bairro. "Através de um trabalho integrado foram organizadas as danças, os enfeites desse arraial, além das comidas típicas servidas durante a festa. É um momento de confraternização entre todos", conta a coordenadora da UAPS, Tatiana Loiola. O casamento e a quadrilha foram apresentados no Centro Pastoral da Paróquia de São João Batista. "É um excelente evento para aumentar o vínculo dos acadêmicos com a comunidade que é atendida de forma excepcional e humanizada aqui no bairro São João. Esse evento valoriza essa parceria da Univás com o bairro São João", avalia a médica Marta Garrone.

Acadêmicos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Univás atuam diariamente no bairro. "A quadrilha, além de representar um recurso para o desenvolvimento da capacidade funcional dos participantes, proporciona momentos de muita alegria, descontração e integração entre acadêmicos e comunidade que criaram um vínculo muito especial", analisa a professora de Fisioterapia, Betânia Morais Cavalcanti Rocha, que desenvolve um trabalho há dez anos na comunidade.

O acadêmico de Fisioterapia Moisés Antônio Xavier dos Santos disse que o momento é muito gratificante para observar o vínculo familiar criado entre eles, porém o evento também marca a despedida do grupo que atuou junto à comunidade neste semestre. "Dentro da prática de Saúde Coletiva é muito interesse esse vínculo onde podemos participar das alegrias da comunidade e perceber como eles vivem superando suas dificuldades e problemas de saúde. Apesar das mazelas da vida temos esse momentos de interação que nos fortificam para a luta diária da vida", ensina a professora do curso de Medicina, Janine Valéria Silva Tenório Faria.

A médica Maria Luisa Renno, que atua nos setores de Saúde Coletiva e Saúde da Família no bairro São João falou da importância da Festa Junina. "Somos envolvidos por um espírito familiar. Esse momento aqui possui uma integração enorme entre alunos, professores e pacientes. Percebemos que é um grande evento para comunidade, um momento esperado e valorizado por todos".
No local são desenvolvidos trabalhos de hábitos saudáveis para auxiliar na melhora do quadro clínico das pessoas da terceira idade. "Fazemos aqui atendimento ambulatorial, além de trazer ensinamentos sobre o reaproveitamento de alimentos, novas receitas saudáveis, e atuação junto aos pacientes domiciliados e na creche do bairro. Esse contato humanizado facilita o trabalho com essa comunidade do bairro São João", explica a coordenadora do curso de Nutrição da Univás, Andrea Tiengo.

A acadêmica de Medicina, Giovana Cristina Barbosa Ribeiro, disse que a Festa Junina é feita com muito carinho, pensando em um momento de confraternização para os pacientes, e que a atividade faz muita diferença para toda comunidade. "Esse vínculo com a comunidade é fundamental no bom desempenho do tratamento dos pacientes, principalmente no módulo de Saúde Mental. Nosso objetivo é essa criação de vínculo, propiciar momentos de convivência e inserção social desses pacientes", esclarece a professora do curso de Medicina, Ana Cláudia Neves Gonçalves.

A UAPS é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) e tem como objetivo prestar assistência básica de Saúde à população e acolher estagiários dos cursos de graduação das áreas de Saúde da Univás.