Data 04/07/2017 15:28:01
Acadêmicos da Univás no Projeto Rondon embarcam nesta quarta-feira para Porto Velho (RO)

A equipe da Univás do Projeto Rondon 2017 recebeu o abraço caloroso e o desejo de boa viagem dos dirigentes e professores da instituição na manhã dessa terça-feira, dia 4 de julho. Sete acadêmicos, acompanhados dos professores Rita de Cássia Pereira e Alessandro Caldonazo Gomes, seguem na madrugada desta quarta-feira, dia 5 de julho, para Porto Velho(RO), onde participam de ambientação e treinamento junto ao Exército Brasileiro. No dia 8, eles estarão na Cerimônia de Abertura e, no dia seguinte, seguem para os trabalhos em Itapuã do Oeste. "Vocês estão prestes a iniciar uma das maiores experiências de suas vidas. Vocês podem se considerar privilegiados por participar dessa operação e conhecer manifestações culturais e realidades totalmente diferentes. Aqui ficaremos na torcida, esperando suas histórias e conquistas. Espero que vocês honrem o nome da nossa Universidade e mostrem o valor da Univás", disse o reitor Carlos de Barros Laraia.

Os acadêmicos vão participar da Operação "Rondônia Cinquentenário" que será desenvolvida na cidade de Itapuã do Oeste/RO. "Nossas expectativas são enormes e estamos ansiosos por conhecer o lugar onde vamos atuar. Queremos conhecer novas culturas e levar nossos conhecimentos. Nos preparamos de forma intensa elaborando e replicando várias oficinas inclusive em cidades da região. Estamos preparados e vamos honrar o nome da nossa Universidade", afirma a aluna Marcela Camila Ribeiro.

A Univás vai atuar em Itapuã do Oeste de 09 a 21 de Julho. "A inteligência e a sensibilidade de toda a nossa equipe da Univás deve ser ressaltada nesse projeto que vem conquistando resultados extraordinários. Participar dessa histórica operação é motivo de muita satisfação para todos nós. Em nome da nossa mantenedora quero abraçar a cada componente dessa equipe, que, não tenho dúvida, trará novas conquistas e, principalmente, levará com orgulho e qualidade o nome da Univás", enfatiza o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha.

Segundo site oficial do Ministério da Defesa, a Univás conquistou 100% de aproveitamento na edição 2016 realizada no Estado do Espírito Santo. Portanto, essa nova turma tem a responsabilidade grande de manter a mesma nota com seu desempenho e atuação. "Nossa equipe está unida e coesa e tenho certeza que esses alunos vão fazer a diferença e voltar melhores e mais capacitados. A partir desse momento somos um time, que sabe da responsabilidade de levar o nome da Univás, e vai lutar pelo objetivo principal que é o atendimento de qualidade e a melhoria da comunidade onde vamos atuar", ressalta a professora Rita de Cássia.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha Toledo, responsável pelo Projeto Rondon na Univás, fez a entrega das camisetas oficiais deste ano. "Nesse projeto mostramos nossa cara para o Brasil inteiro. Torcemos para que vocês tenham a melhor viagem possível, mesmo sabendo que vocês enfrentarão desafios e dificuldades que no final vão somar na capacidade de cada um de vocês. Esse é com certeza um momento especial na vida de vocês, ainda mais quando vemos a tecnologia substituindo a presença do ser humano. Vocês ao contrário vão viver uma realidade diferente, presenciar necessidades da comunidade e ter o tête-à-tête, o olho no olho, com as pessoas dessa região carente. Vocês poderão conhecer a fundo o ser humano e tirar dessa experiência maravilhosa frutos para toda vida". As professoras Maria Inês Bustamante e Maria Teresa de Jesus Pereira, além da secretária geral da Unidade Central da Univás, Roberta Cristina Rocha Belarmino, fizeram questão de participar desse momento ímpar dos acadêmicos e desejar sucesso e boa viagem.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como objetivo a integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. "
A Univás concorreu com universidades públicas federais e estaduais de todo país e conquistamos o primeiro lugar para participar da Operação Rondônia Cinquentenária. Agora, nossos alunos vão poder mostrar toda a capacidade e competência da Univás realizando oficinas e palestras nas áreas de Saúde, Educação, Direitos Humanos, Justiça, Cidadania e Cultura", comemora o diretor executivo da Fundação, professor Igor de Souza Nogueira Oshiro, que foi um dos mentores do projeto selecionado pelo Ministério da Defesa.