| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 05/07/2017 11:12:01
Enfermeiros do Hospital Samuel Libânio participam de treinamento de capacitação

A gerência de Recursos Humanos da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) realiza um "Treinamento com Enfermeiros multiplicadores" nas manhãs dos dias 5 e 6 de julho na sala 27 da Pró-Reitoria de Extensão. "Estamos implantando uma nova forma de treinamento com foco na enfermagem, onde as informações devem ser disseminadas, através dos próprios profissionais líderes de seus setores, entre os técnicos e auxiliares. Esse treinamento é fundamental para fazermos uma análise profunda do nosso atendimento e enriquecer nossa atuação no Hospital Samuel Libânio", disse o gerente de RH, Thiago Ismael Novo Dias.

O coordenador de Enfermagem do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), José Antônio Pereira de Freitas, explica que o treinamento de capacitação visa a melhoria da qualidade de atendimento e o acolhimento dos pacientes. "Estamos objetivando muito essa linha de cuidado para melhorar a assistência e qualificar melhor o profissional de enfermagem", enfatiza.

As atividades foram conduzidas pelo enfermeiro Alexsandro Fonseca Gava que fez a apresentação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) para enfermeiros de vários setores do Hospital. O NEP é responsável por agregar a transmissão de conhecimentos, alterações de práticas, atualizações de protocolos e mudanças de comportamentos guiadas por indicadores institucionais. "Temos o objetivo de capacitar, treinar os profissionais com base nas mudanças de conduta e direcionamento por indicadores sociais", explica Alexsandro, que é responsável pela capacitação dos enfermeiros no NEP.

Além das atividades obrigatórias como a capacitação de NR32, gerenciamento de resíduos, administração de hemoderivados e humanização, agora o Núcleo de Educação Permanente vai realizar atividades de linhas assistenciais que são diferentes nos diversos setores do Hospital. "Queremos congregar as lideranças desses setores para identificarmos necessidades de cuidados assistenciais que são prestados aos pacientes. Depois de detectada a carência vamos propor atividades educacionais", esclarece Alexsandro. O Hospital Samuel Libânio é a maior instituição do segmento no Sul de Minas e possui o grupo mais representativo de enfermeiros da região.