Data 11/07/2017 14:58:01
Professora da Univás ministra palestra na Unifal

A professora do curso de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Rosilene Machado, realizou uma palestra na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-Campus Varginha) no dia 5 de julho. Ela ministrou palestra para alunos que cursam a disciplina de "Administração Pública Brasileira" e falou sobre "Como planejar o Orçamento Participativo em pequenos municípios, de modo a fortalecer a democracia local?".

"O Orçamento Público é um dos instrumentos de planejamento dos órgãos públicos e, de modo geral, é elaborado e executado apenas pelos agentes políticos, em conjunto com os funcionários técnicos do município. Os cidadãos que pagam os tributos municipais ficam distantes das decisões sobre as políticas públicas que podem ou não beneficiá-los. Assim, o Orçamento Participativo tem como missão precípua agregar a sociedade civil, para o debate e as decisões sobre quais políticas públicas devem ser implementadas, bem como quais bairros serão favorecidos", explica a professora.Segundo ela, com a adoção do Orçamento Participativo, o Poder Executivo fomenta o espaço público para que os cidadãos possam deliberar, além de contribuir para a educação cívica, fator tão importante para o fortalecimento da democracia.