| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 13/07/2017 13:05:01
Clima de emoção marca a inauguração do setor de Neurocirurgia do Hospital Samuel Libânio

O novo setor com oito quartos duplos e 21 leitos vai atender pacientes do SUS

O setor de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que recebeu o nome do saudoso médico Olivier Vaula Werneck, foi inaugurado com a presença de várias autoridades e em um clima de muita emoção na manhã desta quarta-feira, dia 12 de julho. Durante o evento, o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha, parabenizou toda a equipe do Hospital das Clínicas Samuel Libânio que trabalha firme para expansão e revitalização dos serviços oferecidos aos pacientes da cidade e região, mesmo em um momento de crise. "Essa inauguração é muito marcante pois oferecemos aqui um serviço de ponta para toda a região e o estado de Minas Gerais. Estamos muito orgulhosos e felizes por homenagear o Dr. Olivier que faz parte da história dessa instituição. Um médico que foi uma liderança, um baluarte desse Hospital. Contar com a presença da filha dele, a Dra. Ilana, nessa inauguração deixa nós todos emocionados. Nós reconhecemos nossos líderes, as pessoas que escreveram páginas heroicas da história desse Hospital. Quero externar minha gratidão por todos que trabalharam por esse momento tão especial", discursou o presidente da Fuvs.

Homenageado

Há 42 anos, Dr. Olivier, um jovem recém saído da residência em Belo Horizonte, deixou suas raízes e, acompanhado da sua esposa, veio ministrar aulas na Faculdade de Medicina de Pouso Alegre. Ao Hospital Samuel Libânio, ele dedicou 31 anos de sua vida. "Nesta cidade, meu pai construiu sua família e criou seus três filhos. Esta justa e merecida homenagem é o reconhecimento de toda a dedicação e desvelo de um profissional que, acima de tudo, amava e acreditava na medicina por sacerdócio. É uma honra imensurável representá-lo e representar minha família e receber essa homenagem", falou emocionada a médica Ilana Werneck Augsten, filha do homenageado.

Na década de 90, Dr. Olivier conseguiu agregar ao trabalho dois colegas de extrema competência, Dr. Carone e Dr. Wander, para montar o tão sonhado serviço de residência de Neurocirurgia no HCSL, que já formou vários neurocirurgiões de renome que atuam em todo o Brasil. "Não tenho palavras para explicar meu sentimento nesse momento tão emocionante. O sonho do Olivier está aqui hoje concretizado. Tudo isso foi feito passo a passo, degrau a degrau, com muito esforço, muito trabalho. Estamos alegres e gratos pois as pessoas que acreditaram no nosso sonho e nos apoiaram estão aqui. Vamos continuar nosso trabalho de qualidade, nos aprimorando cada vez mais para atender cada vez melhor a população", declarou o médico neurocirurgião, Antônio Luiz Carone.

Dr. Olivier conquistou a admiração e respeito dos colegas de trabalho por sua competência e sua ética. Ele é sempre lembrado pela humildade e carinho com os funcionários, pela generosidade e devoção à profissão. "O homenageado foi uma pessoa muito importante em Pouso Alegre pois praticamente trouxe a neurologia para cidade. Ele foi um colega muito ético, paciente, muito alegre, um romântico que tocava violão e cantava muito bem. Olivier era um médico muito competente que iniciou esse trabalho que está sendo coroado hoje com essa inauguração. É uma homenagem muito merecida para esse saudoso colega", conta o vice-presidente da Fuvs, o médico Elísio Meirelles de Miranda.

O prefeito Rafael Simões, sempre presente no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, comemora mais uma conquista da instituição. "É mais uma vitória dessa grande nave mãe da saúde em Pouso Alegre. Essa ala de Neurocirurgia é extremamente importante para população da cidade e do Sul de Minas. Sabemos que o Hospital tem muito ainda por entregar ao povo e a equipe dessa instituição está trabalhando incansavelmente para atender as pessoas que mais precisam. Fico muito feliz de fazer parte dessa história construída com coragem e muita luta", afirma o prefeito de Pouso Alegre.

Novo setor de Neurocirurgia

O novo setor de Neurocirurgia vai atender pacientes do SUS. "São ao todos oito quartos duplos com 21 leitos. Estamos oferecendo uma estrutura nova, toda remodelada e reformulada, com padrão de qualidade internacional com equipamentos usados nos melhores hospitais do mundo. Os pacientes serão transferidos ainda nessa semana do setor antigo para essa nova ala do Hospital", conta o diretor executivo da Fuvs, Igor Souza Nogueira Oshiro.

O gerente de Projetos, Obras e Manutenção da FUVS, José Célio da Silva, que junto com sua equipe, vem se destacando nas obras do Hospital ressaltou o trabalho feito nos últimos anos. "Além dos quartos, foram revitalizados os espaços de semi-intensiva e todos outros locais de apoio do setor. Nossa valorosa equipe tem ampliado, recuperado, revitalizado diversas áreas do Hospital e dessa vez estamos muito felizes de inaugurar o setor de Neurocirurgia", disse.