| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 18/07/2017 10:56:00
Acadêmicos da Univás no Projeto Rondon realizam Oficinas em Itapuã

Os acadêmicos e professores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) que participam do Projeto Rondon do Ministério da Defesa realizaram nos últimos dias uma Oficina de Primeiros Socorros na comunidade de Itapuã, em Porto Velho (RO).

Em outra ação, alunos e professores da Univás também fizeram uma Oficina sobre Saúde Bucal e Produção de Materiais de Saúde Bucal com recicláveis, contando com a participação de dentistas.

As atividades dos acadêmicos são constantes. Oficinas de saúde foram realizadas com os adolescentes cadastrados no CRAS, com apresentação musical e muita informação sobre saúde. Em outro momento, os alunos e professores da Univás que integram a equipe do Projeto Rondon se reuniram com os catadores de lixo para falarem sobre as doenças transmitidas pelo lixo e ergonomia no trabalho.

A equipe Univás realiza os trabalhos em Itapuã do Oeste, onde participam da Operação "Rondônia Cinquentenário" até 21 de Julho. O Projeto Rondon visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. Por tratar-se de um projeto de integração social, a missão do Rondon vai além dos dias das operações. A ideia é que as atividades aplicadas pelos alunos permaneçam. Para isso, é fundamental a presença de agentes multiplicadores dos municípios, como professores e profissionais de saúde.

Os acadêmicos estão ficando em um alojamento na própria comunidade de Itapuã do Oeste. A Univás participa com destaque do projeto já que conquistou 100% de aproveitamento na edição 2016 realizada no Estado do Espírito Santo.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como objetivo a integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.