| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 02/08/2017 07:28:00
Acadêmica do curso de Enfermagem da Univás lança livro sobre Síndrome de Moébius

A acadêmica do 7º período do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Solange Dias Fernandes lançou na última sexta-feira, 28 de julho, em Poço Fundo (MG), o seu livro intitulado "Síndrome de Moébius: Uma História de Luta e Determinação". A publicação foi feita pela editora Edicon.

Solange Dias sempre teve vontade de escrever um livro e com o passar do tempo amadureceu a ideia e pode colocar nas páginas um pouco de sua vivência e experiência, já que ela é portadora da Síndrome de Moébius, que consiste em um raro distúrbio neurológico complexo, caracterizado por paralisia não progressiva dos nervos cranianos, tipicamente bilateral, resultando pouca expressividade facial e estrabismo convergente. "Meu livro é destinado a todos aqueles que querem conhecer um pouco mais do desconhecido, também para professores, psicólogos, psicopedagogas, médicos e enfermeiros. Na verdade não tem uma restrição. Como é uma síndrome rara resolvi contar de uma forma bem humorada, onde o leitor passa a ver os portadores como pessoas normais, com apenas detalhes e sempre com respeito", comenta Solange Dias.

A acadêmica da Univás e agora escritora conta ainda que produziu o livro sozinha. "Apenas a editora fez as correções. Com a divulgação desse meu livro as pessoas começarão a ver que uma Síndrome não define uma pessoa, o que define uma pessoa é o seu caráter e seu modo de viver e ver a vida. E a grande importância da divulgação do meu livro na Univás é para que cada vez mais os alunos possam acolher as pessoas que possuem algum tipo de necessidade", disse Solange Dias.

O livro "Síndrome de Moébius: Uma História de Luta e Determinação" está disponível na Rua Capitão Antônio Gonçalves (prédio da Nelsi), ao lado da Loja de Sudélia, em Poço Fundo (MG). Em breve será lançado em Pouso Alegre. Informações no e-mail: [email protected]