Data 09/08/2017 15:46:01
Aula Magna da Univás conta com a presença de professora do Instituto de Ciências de Comunicação de Paris-França

A Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) contou com a presença especialíssima da professora Catherine Radtka do Instituto de Ciências de Comunicação (CNRS) de Paris-Sorbonne/UPMC, na tarde desta quarta-feira, dia 9 de agosto, no Salão de Eventos da Unidade Fátima. "É um prazer estar aqui com vocês nessa aula inaugural. Quero dar as boas-vindas a todos os novos mestrandos e doutorandos do nosso Programa de Pós-Graduação de Ciências da Linguagem e agradeço, em nome da Univás, a presença da professora Catherine. Que essa tarde e todo semestre seja bastante profícuo para todos nós", discursou o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Domingues, disse o início oficial do semestre é muito significativo para toda Univás. "Vocês são muito bem vindos nesta casa e que ela seja uma família para vocês como é para nós professores. Desejo um ótimo trabalho, um ótimo semestre a todos", declarou a pró-reitora, agradecendo a presença de todos na aula. A coordenadora adjunta do PPGCL da Univás, professora Débora Hettwer Massmann, disse que o semestre guarda muitas emoções com a presença de professores de diversos países como França, Uruguai e Itália. "Desejo um semestre muito produtivo para todos os docentes e discentes do PPGCL e que tenhamos ótimos produtos ao longo dessa jornada".

Aula Magna
O tema abordado pela professora Catherine foi o "Processo de regulação e de escrita de livros didáticos: reflexões sobre os circuitos de produção dessas obras para a escola primária na França e em outros países". A apresentação foi feita no campo da história da educação, da história da edição e da história da ciência. "A pesquisa apresentada discute o processo de produção e de recepção do livro didático na França e em outros países como a Polônia, a Inglaterra e os Estados Unidos no século XX. De um modo geral, essa questão traz contribuições para os estudos, em desenvolvimento no PPGCL, sobre o processo de produção do conhecimento e sua relação com a tecnologia, o ensino, na sociedade hoje", explicou a professora Juciele Pereira Dias, que fez a tradução simultânea da aula magna.