Data 16/08/2017 15:26:01
Alunos do Projeto Rondon apresentam relatório de atividades realizadas em Itapuã do Oeste

Os alunos da Universidade do Vale do Sapucaí que participaram do Projeto Rondon 2017 em Itapuã do Oeste (Rondônia) apresentaram relatório de atividades para autoridades da instituição e acadêmicos da Univás na manhã desta quarta-feira, dia 16 de agosto, no Anfiteatro da Unidade Central. "Participamos com orgulho dessa edição especial do cinquentenário do projeto, que transforma todo território brasileiro em uma grande sala de aula. Nós ficamos muito satisfeitos de receber as mensagens de sucesso de nossos rondonistas que honraram o nome da nossa Universidade. Recebemos isso como estímulo para que cada vez mais possamos disputar a presença nesse projeto", disse o reitor Carlos de Barros Laraia, que pela quarta vez recebeu o Troféu Rondon que mostra a capacidade e responsabilidade social da Univás.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha Toledo, responsável pelo projeto na Univás, acompanhou no evento os alunos e os professores Rita de Cássia Pereira e Alessandro Caldonazzo, que coordenaram as atividades da Operação Cinquentenário em Itapuã do Oeste. "Essa oportunidade que ofertamos aos alunos da Univás é nosso referencial. Para chegar nesse auge tivemos que trilhar um longo caminho. Nós fomos escolhidos porque temos essa qualidade analisada e aprovada pelo Ministério da Defesa. Isso mostra que não estamos preocupados com a aparência de uma universidade e sim com o conteúdo que oferecemos, um conteúdo que prepara o aluno para vida e para o mercado de trabalho. Isso nos faz totalmente diferentes na cidade e região", ressalta Antônio Homero.

Os alunos compartilharam os detalhes das oficinas sobre saúde, educação, direitos humanos e cidadania que atingiram 1.274 pessoas. Além das oficinas, foram realizadas ações de cidadania e orientação sobre saúde em diversas comunidades, envolvendo moradores na área urbana e rural durante treze dias do mês de julho. "Tudo foi muito marcante desde a saída aqui de Pouso Alegre até a chegada em um estado diferente. Pra nós foi muito especial a recepção das pessoas de Itapuã do Oeste que nos acolheram com carinho, participaram das nossa atividades, nossa oficinas, e estavam carentes de saber mais sobre todos os assuntos. Volto mais experiente pois tive a oportunidade de colocar na prática tudo que aprendi na sala de aula. Essa vivência, esse contato com as pessoas, fez de nós pessoas melhores", avalia o acadêmico Pedro Chagas.

O Projeto Rondon visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. "A Operação Cinquentenário foi um marco para Univás no sentido de percebermos que formamos ótimos cidadãos e profissionais. Nossa avaliação é muito positiva pois esses meninos merecem nota dez, ou melhor dez e meio. Saiu tudo dentro do programado e eles agiram com muito dinamismo e energia. A Univás está no caminho certo, preparando profissionais diferenciados para atuar de forma humanizada e cidadã junto à população", analisa a professora Rita de Cássia Pereira.

O projeto, coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como objetivo a integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
"Trouxemos muita bagagem profissional e pessoal de lá e um olhar diferente para atuar na comunidade. Agradeço a direção da Univás que proporcionou essa possibilidade de viver uma experiência inesquecível e enriquecedora", destaca a acadêmica Marcela Camila Ribeiro.