| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 28/08/2017 18:00:01
Mestrado em Educação da Univás lança e-book pela editora Navegando Publicações

O Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) lança pela Navegando Publicações do e-book intitulado "Avaliação: Diferentes Processos no Contexto Educacional". O e-book é organizado pelos professores Susana Gakyia Caliatto, Sandra Maria da Silva Sales Oliveira, Neide de Brito Cunha; Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly.

Os interessados podem acessar o e-book gratuitamente pelo link: https://www.editoranavegando.com/avaliacao-diferentes-process

SUMÁRIO
Prefácio
Apresentação
Susana Gakyia Caliatto

1. A avaliação das aptidões cognitivas para a promoção de percursos
de sucesso: estudo com adolescentes portugueses
Gina Cláudia Lemos
Leandro da Silva Almeida

2. Avaliação da aprendizagem por meio do teste de desempenho
escolar em uma amostra de escolares do interior da Bahia
Adriana Cristina Boulhoça Suehiro
Maryana Gomes Pimentel

3. A avaliação da compreensão da linguagem oral de
crianças em início de escolarização
Alessandra Rodrigues de Almeida
Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly

4. Compreensão de leitura e sua relação com raciocínio verbal
Thatiana Helena de Lima
Acácia Aparecida Angeli dos Santos

5. Um projeto de autorregulação em salas do ensino fundamental
Jussara Cristina Barboza Tortella

6. Envolvimento parental na educação, recursos do ambiente
familiar e desempenho acadêmico de crianças
Júlio Antônio Moreira Gomes
Neide de Brito Cunha

7. Atitude docente e o impacto sobre o ensino
Eli Andrade Rocha Prates
Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly

8. Representações de professores do ensino fundamental sobre
as variáveis que influenciam o desempenho escolar
Andréia Osti

9. Avaliação das concepções dos professores do ensino fundamental I sobre uso de softwares
Michele Correa Freitas Soares
Rosimeire Aparecida Soares Borges

10. Avaliação institucional e monitoramento da qualidade da
educação superior
Neide Pena Cária
Nelson Lambert

11. O processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades de
mensurá-lo por meio de avaliações qualiquantitativas
no ensino superior: perspectivas atuais
Luís Henrique Sales Oliveira
Sandra Maria da Silva Sales Oliveira

12. Avaliar sob a perspectiva da gestão do fazer docente:
desvendando caminhos da avaliação da aprendizagem
na educação online
Wlahilma Maria de Queiroz Bezerra
Bento Duarte Silva
João Batista Carvalho Nunes

13. Avaliação de projetos de trabalho por meio da observação participante e roteiros estruturados: um estudo de caso
Ronei Ximenes Martins
Juliana de Freitas Azevedo