| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 29/08/2017 11:27:01
Acadêmicos da Univás e funcionários do HCSL participam de evento sobre aleitamento materno

Acadêmicos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e funcionários do Banco de Leite do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) participaram de evento de divulgação da importância do aleitamento materno na Praça Senador José Bento, na manhã desta terça-feira, dia 29 de agosto. A Organização Mundial da Saúde considera agosto o mês dourado pois a amamentação é classificada como ouro em qualidade de vida.

O evento, que é realizado pela primeira vez em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, divulgou e incentivou o aleitamento materno através de palestras, entrega de panfletos e conversas que conscientizaram as mulheres que passaram pela praça. "O aleitamento é reconhecidamente uma atitude de amor da mãe, pois ela oferece o melhor alimento que existe e que ela pode dar para o bebê. O leite materno tem a quantidade de proteínas e carboidratos adequados, além de possuir os sais minerais corretos para serem facilmente absorvidos pelo bebê. O leite materno possui também estruturas imunológicas que são importantes para defesa de algumas doenças nas crianças. O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida. Até completar essa idade, o bebê deve receber somente o leite materno, não deve ser oferecida qualquer outro tipo de comida ou bebida, nem mesmo água ou chá. Após esse período ele deve continuar, se possível, pelo menos até os dois anos de idade, em associação com a alimentação complementar", explica a médica Janine Valéria Silva Tenório Faria, professora da disciplina Saúde da Mulher, que orientou os acadêmicos no evento.

A enfermeira Danielle Cristina da Silva Zamot, do Banco de Leite do HCSL, esteve no evento conscientizando as mães presentes no evento. "Mulheres que estão amamentando podem doar seu leite materno para quem precisa, mas nem sempre sabem como fazer isso. Aqui em Pouso Alegre, o excesso de leite pode ser encaminhado para o Banco de leite do Hospital, onde o alimento é repassado aos bebês internados. Muito frágeis, esses bebês precisam justamente do leite materno para ganhar peso e irem para casa", esclarece Danielle. O Banco de Leite do HCSL funciona todos os dias, das 8h às 18h. Quem quiser doar leite ou obter mais informações sobre amamentação pode ligar para o telefone (35) 3429-3276.