| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 30/08/2017 08:51:01
2ª Jornada de Inclusão e Acessibilidade é realizada com sucesso na Univás

Educadores e acadêmicos participaram da abertura da 2ª Jornada de Inclusão e Acessibilidade da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizada com muito sucesso na noite desta terça-feira, dia 29 de agosto, no Anfiteatro da Unidade Central. No início do evento, a pró-reitora de Graduação, professora Rosa Maria do Nascimento, falou sobre a importância de abrir espaços para discutir e abordar os temas de acessibilidade e inclusão, especialmente, no ambiente universitário que é fonte de informação e formação de opinião. "É importante perceber que, embora os fatores ambientais não sejam barreiras para os que não têm deficiência, sua eliminação favorece a todos. Um ambiente acessível é bom para todos, não apenas para pessoas com determinadas características físicas, pois oferece qualidade de vida, segurança e permite a convivência e a interação. A sociedade acessível garante qualidade de vida para todos e é um compromisso que está sendo assumido por todos nós da Univás através do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina)", afirmou Rosa Maria.

O coordenador de Acessibilidade Física do NInA, professor Guilherme Pincelli, disse que a realização da jornada é muito importante para que comunidade acadêmica se conscientize mais para as questões de diversidade. "Esse assunto precisa ser tratado continuamente dentro do ambiente universitário para a formação de cidadãos mais conscientes para essa temática e também para que a universidade se prepare para esse contexto de inclusão. O Nina vem tratando todos os casos recebidos e observações vindas dos alunos e comunidade com muito respeito e atenção", ressalta.

Um dos objetivos do NInA é propiciar espaços de discussões envolvendo universidade e comunidade que inspirem ações para um mundo mais justo, humano e agradável para todos. A primeira palestra da noite foi realizada por Sérgio Fernando Nardini que tem uma tetraplegia derivada de uma doença neuromuscular. Ele falou sobre o tema "Nossa vida tem a cor que nós pintamos". "É muito importante para nosso segmento de pessoas com deficiência ter esse espaço que valoriza esse público e foca suas potencialidades. Minha palestra fala das minhas aventuras, minha vivência e a visão que tenho em relação à inclusão e acessibilidade. Uso muito a ferramenta do humor e não me coloco como exemplo pois sou como todo ser humano com defeitos e qualidades. O mais importante desse evento é que ele aproxima pessoas com deficiência, universitários e a comunidade em geral", disse o palestrante, que é graduado em Gestão de Marketing, pelo Centro Universitário Amparense (UNIFIA). Ele desenvolve palestras motivacionais em instituições públicas e privadas, onde transmite mensagens de otimismo e superação, além de dicas para uma convivência natural e saudável com a diversidade em todos os ambientes.

A jornada ainda teve as palestras sobre "Acessibilidade, participação e aprendizado do aluno com deficiência no ensino superior: reflexões necessárias" com Carla Helena Fernandes, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especializada em Psicopedagogia, mestre em Educação pela UCDB Universidade Católica Dom Bosco e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Carla é professora do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Univás. O evento também contou com o Lançamento do livro "Síndrome de Moébius: Uma História de Luta e Determinação" da acadêmica do 7º período do curso de Enfermagem da Univás, Solange Dias Fernandes.

NInA
A Univás, preocupada com todos os segmentos e demandas da sociedade, implantou o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA). O Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê que instituições de ensino do Brasil tem que dar condições para que as pessoas com deficiência, nos mais diversos aspectos, possam se inserir no ambiente de aprendizagem. O Nina atua em seis coordenadorias: Acessibilidade Física, Pessoa com Deficiência, Apoio Psicopedagógico, Direitos Humanos, Acesso à Internacionalização e Mobilidade Estudantil e Acesso ao Mercado de Trabalho. Confira tudo sobre o NInA no link: