| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 31/08/2017 11:39:01
1ª Jornada Sul Mineira de Medicina de Família e Comunidade é realizada com sucesso

A 1ª Jornada Sul Mineira de Medicina de Família e Comunidade foi realizada nos dias 18 e 19 de agosto e reuniu profissionais de saúde e acadêmicos da região. "O evento trouxe vários temas de interesse da especialidade de Medicina de Família e Comunidade, através de palestras, oficinas, mesas-redondas e rodas de conversa. Foi um momento de grande importância para fortalecer a capacidade clínica e gerencial dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), e principalmente, reunir especialistas para divulgar a especialidade de Medicina de Família e Comunidade no meio acadêmico e na região", conta a coordenadora geral do evento, médica e professora Maria Luiza Rennó.

A abertura do evento ocorreu na sede da Unimed Sul Mineira com representantes da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), da Secretaria Municipal de Saúde, da Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade (apoiadores do evento) e da Unimed Sul Mineira (patrocinadora do evento). "A Primeira Jornada Sul Mineira de Medicina de Família e Comunidade foi um evento que marcou minha vivência acadêmica. Pude desfrutar com cada um dos palestrantes convidados a prática da atenção e do cuidado, sempre voltados ao bem estar do paciente. Desde conceitos fundamentais, como "o método clínico centrado na pessoa" ou "prevenção quaternária" até as áreas de atuação de um médico de família, pude caminhar por essa Jornada com encanto, deixando um gostinho de quero mais", avalia a aluna do 6º ano do curso de Medicina Maria Beatriz Carroza.

A mesa solene foi composta pelo coordenador do curso de Medicina da Univás Luiz Carlos de Meneses; diretor comercial da Unimed Sul Mineira Luciano Riêra; diretora financeira da Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade e diretora de comunicação da Associação Médica de Minas Gerais, Ruth Borges Dias; a coordenadora geral da I Jornada Sul Mineira de Medicina de Família e Comunidade, Maria Luiza Rennó; a residente de Medicina de Família e Comunidade do HCSL, Juliana Cupertino Tiburzio; e a presidente da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da Univás, Thais Lima.

Em seguida foi realizada a mesa redonda com o tema "Cenário da Medicina de Família e Comunidade na região do Sul de MG" com a presença de Cristiane Reis L Telles: residente de Medicina de Família e Comunidade do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, mediadora da mesa; e os médicos Júlia Bacon de Pouso Alegre; Carlos Henrique Peloso Silva Júnior de Varginha; Euclides Colaço Melo dos Passos de Poços de Caldas; Vanessa Belline de Itajubá; e Patrícia Roberta Berithe Pedrosa de Oliveira de Alfenas. "Cada um deles expôs a situação da Atenção Primária à Saúde do seu município. Foi um momento de compartilhamento de experiências muito enriquecedor", conta Maria Luiza Rennó.

No segundo dia 19 de agosto, o evento foi realizado na Faculdade de Direito do Sul de Minas com diversas oficinas no períodos matutino e vespertino.
"Desde que um grupo de médicos de Família que se encontraram num congresso mundial em 2016 e pensaram em trazer um evento científico para sua região até a abertura da jornada muitas coisas aconteceram e valeu a pena. A Jornada Sul Mineira foi um momento único onde pela primeira vez médicos de Família e comunidade e outras profissionais da APS da região puderam se encontrar e descobrir um pouco de como está a APS na região. Descobrir os colegas que atuam na APS e se reconhecer nas falas de cada um é uma sensação muito gostosa de pertencimento. As oficinas e as palestras foram pensadas com muito carinho para que todos pudessem aproveitar em sua prática diária ou refletir sobre a mesma. Auriculopuntura, medicina e espiritualidade, prevenção quaternária etc. Acredito que este seja o início de um movimento de valorização da APS na região e que a cada novo encontro fiquemos mais fortes e resilientes. Tanto pelo Brasil como no mundo, já se demonstrou a importância da APS e da MFC como especialidade estratégica para a coordenação do cuidado e ordenação dos sistemas de saúde e precisamos mostrar tanto para alunos, gestores e profissionais este potencial. Saímos desse evento com as energias renovadas e pensando nos próximos", analisa o médico de Família de Poços de Caldas, Euclides Colaço Melo dos Passos.

O evento contou com o apoio da FUVS, Univás, da Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade, Secretaria Municipal de Saúde, Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade do HCSL e Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade. Patrocinaram a I Jornada Sul Mineira de Medicina de Família e Comunidade: VIRTUS - Instituto de Desenvolvimento Humano e Organizacional; Unimed Sul Mineira; Center Box Supermercado.