Data 31/08/2017 16:08:01
Acadêmicos da Unidade Fátima participam da 2ª Jornada de Inclusão e Acessibilidade da Univás

A 2ª Jornada de Inclusão e Acessibilidade da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) reuniu educadores e acadêmicos na noite desta quarta-feira, dia 30 de agosto, no Salão de Festas da Unidade Fátima. No início do evento, a pró-reitora de Graduação, professora Rosa Maria do Nascimento, falou sobre a importância de abrir espaços para discutir e abordar os temas de acessibilidade e inclusão, especialmente, no ambiente universitário que é fonte de informação e formação de opinião.

O evento contou com a participação da analista de Recursos Humanos na CIMED Indústria de Medicamentos, Alessandra Rennó de Freitas Xavier, que é formada em Psicologia Clínica. Ela, que também é analista de Recursos Humanos do Desafio RH, falou sobre o tema "Empregabilidade", juntamente com a também analista de RH da CIMED e psicóloga Organizacional da Attualizzare Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas, Daiana de Ávila Garcia.

A "Teoria do Tratamento Humano da Informação" foi o tema abordado pela palestrante Gisele Gomes Maia, que possui graduação em Letras e Pedagogia pela Univás e é bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, além de especialização em Informática na Educação e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI). Atualmente, Gisele é supervisora pedagógica nas redes particular e pública municipal no município de Pouso Alegre e professora na FAI e Univás.

O evento também contou com o Lançamento do livro "Síndrome de Moébius: Uma História de Luta e Determinação" da acadêmica do 7º período do curso de Enfermagem da Univás, Solange Dias Fernandes.

NInA
A Univás, preocupada com todos os segmentos e demandas da sociedade, implantou o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA). O Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê que instituições de ensino do Brasil tem que dar condições para que as pessoas com deficiência, nos mais diversos aspectos, possam se inserir no ambiente de aprendizagem. O Nina atua em seis coordenadorias: Acessibilidade Física, Pessoa com Deficiência, Apoio Psicopedagógico, Direitos Humanos, Acesso à Internacionalização e Mobilidade Estudantil e Acesso ao Mercado de Trabalho. Confira tudo sobre o NInA no link: