| Notícia do Colégio do Vale do Sapucaí
Data 04/09/2017 09:40:01
Anglo Pouso Alegre realiza 1º Festival de Judô

O Colégio Anglo Pouso Alegre realizou na manhã deste sábado, dia 2 de setembro, o 1º Festival de Judô, no Poliesportivo da Unidade Fátima. Professores, alunos e familiares unidos curtiram o evento em um clima de amizade, disciplina e respeito ao próximo, ensinamentos fundamentais desse esporte. "Eles ficaram muito ansiosos durante a semana aguardando esse momento especial e, agora, estão vivenciando essa experiência tão enriquecedora. Nesse festival, mesmo com competição e presença dos árbitros e regras, todos no final ganham suas medalhas entregues pelos pais e familiares", conta o professor Nelson Tadashi.

O Judô é uma arte marcial praticada como esporte de combate, que foi implementado no Colégio Anglo no mês de março de 2016. "Nós escolhemos essa modalidade para trabalhar com os alunos a disciplina e a organização interior. Através desse esporte aprendemos ganhar e perder mas acima de tudo respeitar o próximo. Todo conhecimento do judô é transmitido com verdade pelo professor Nelson, exemplo de integridade, tranquilidade e serenidade", avalia a diretora do Anglo, Denise Morais. O pai do professor do Anglo, o mestre Nelson Matsunaga foi um dos árbitros do festival. "O judô ensina valores humanos, prepara a criança para se tornar um excelente profissional, um homem de virtudes", afirma durante o evento esportivo.

A aula de Judô é mais um diferencial do Colégio Anglo."Temos aulas às terças e quintas-feiras para alunos do Ensino Fundamental I. Esse momento de hoje é muito importante também para integrar a família Anglo. O valor da família é muito importante pois ela é base de tudo", ressalta a coordenadora de Educação Física, professora Cassiane de Paula. O pai do aluno João Pedro de Oliveira Pereira, Geraldo Messias Pereira, disse que a aula de judô foi muito importante para seu filho. "É muito especial participar desse festival com meu filho que não perde uma aula. Em casa nós treinamos juntos e ele me aplica os golpes em mim. Só tenho agradecer por mais essa iniciativa do Anglo". Em novembro do ano passado, 50 alunos trocaram de faixa e receberam o carinho dos pais e familiares durante a premiação. O professor Tadashi tem o objetivo também de formar uma equipe de Judô no Anglo para disputar campeonatos externos.

Judô
O Judô é uma disciplina de formação diferenciada considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das atividades mais importantes a serem implantadas em escolas. O Anglo pensou nessa arte marcial como complemento para formação educacional dos alunos. O Judô é um caminho suave de aprendizado que prepara os alunos para as batalhas que eles terão que enfrentar pela vida. Os principais objetivos do Judô são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.