Data 19/09/2017 09:27:01
14ª JUFAR presta homenagem à professora Ana Beatriz Alkmin Teixeira Loyola

A jornada farmacêutica aborda neste ano o tema "Farmácia e suas múltiplas competências"

A abertura da 14ª Jornada Universitária de Farmácia (JUFAR) foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 18 de setembro, de forma brilhante e organizada contando com apresentações musicais, discursos inspirados e uma homenagem emocionante à professora Ana Beatriz Alkmin Teixeira Loyola. "Aqui aprendi e aprendo muito a cada dia com meus alunos. Agradeço à comissão organizadora, meus colegas professores e ao coordenador do curso. É uma alegria enorme receber essa homenagem exatamente quando comemoro 10 anos aqui na Univás, instituição pela qual tenho um carinho muito especial", afirmou em discurso a professora Ana Beatriz.

A abertura da jornada foi feita pelo reitor Carlos de Barros Laraia. "É um orgulho ter a homenageada professora Ana Beatriz na nossa Universidade pela capacidade demonstrada na atuação em vários cursos. Parabenizo o coordenador do curso por esse evento que é trabalhoso na realização, porém traz muita satisfação para vida acadêmica. Desejo que essa semana seja bastante produtiva e que os alunos possam acrescentar muito em seus conhecimentos".

O coordenador do curso Pythágoras de Alencar Olivotti explicou que a educação farmacêutica é um organismo vivo submetido a um permanente processo de adaptação às transformações rápidas por que passam a sociedade, a saúde, o mercado, as técnicas e as ciências. "Queremos oferecer a sociedade jovens conscientes do seu valor e agentes de transformação social (...) Tenho certeza que a Univás preza por uma formação integral e espera que os alunos se esforcem para resgatar valores esquecidos como a eficiência profissional somada a ética, respeito, dignidade, solidariedade, humildade, responsabilidade e a construção da cidadania (...) Vamos sempre juntos, com responsabilidade, mas sem esquecer de ser felizes", discursou.

O evento aborda neste ano o tema "Farmácia e suas múltiplas competências", permitindo que o profissional farmacêutico atue no mercado de trabalho de forma bastante completa, participativa e integrada. "A JUFAR é um evento extremamente conceituado em nossa Universidade trazendo muitos conhecimentos aos acadêmicos. A jornada é uma ponte entre a prática e a teoria que enriquece muito a vida dos acadêmicos. Parabenizo a coordenação do curso pelo belíssimo evento", disse o diretor da Unidade Central da Univás, Antônio Carlos Aguiar Brandão.

A mesa solene foi formada pelo reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia; o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões; pró-reitora de Graduação, Rosa Maria do Nascimento; o diretor da Unidade Central, Antônio Carlos Aguiar Brandão; o coordenador do curso de Farmácia, Pythágoras de Alencar Olivotti; a representante do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Aline Facchiti; e a representante da comissão acadêmica, aluna Giuliana Alves Alberti.

Homenageada da 14ª Jufar

Ana Beatriz Alkmin Teixeira Loyola possui graduação em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Bolsista do Japan International Corporation Agencie (JICA), Laboratory Techniques on AIDS combined Mycotic In. Center for Pathogenic Fungi and Microbial Toxicosis, Chiba University, Chib, JICA, Japão (2000/2001). Atualmente é docente adjunto no Mestrado Profissional de Ciências Aplicadas a Saúde e professora do curso de Farmácia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Ana Beatriz tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiota, ação antimicrobiana de fitoterápicos, teste de suscetibilidade a antifúngico.

Confira a programação completa da Jufar que vai de 18 a 22 de setembro no link: http://www.univas.edu.br/img/2017/web_Jufar_2017.jpg