| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 21/09/2017 13:55:01
Unidade de Saúde da FUVS participa do projeto "Recicla São João"

A Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS), que é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), participa do Projeto Reciclagem Solidária chamado "Recicla São João" e na manhã desta quinta-feira, dia 21 de setembro, integrou-se às ações que deu o pontapé inicial ao movimento sustentável. "O projeto visa transformar o material reciclável do bairro São João em alimentos que vão compor cestas básicas para serem distribuídas às famílias carentes do bairro. Serão realizadas coletas com datas previstas agendadas e todo material será revertido em valores ou moedas solidárias para aquisição de alimentos. A cada três meses será atendido um projeto ou movimento do bairro São João que atende famílias em vulnerabilidade", explica a coordenadora do UAPS São João, Tatiana Loyola.

As instituições públicas ou privadas do bairro São João serão convidadas a serem parceiras e disponibilizar um espaço para colocação de pontos de coleta. A coleta será semanal ou quinzenal, conforme acordo com os parceiros. "A divulgação será feita através das redes sociais, igrejas, panfletos e rádios. Um grupo de trabalho, dentro da rede de cuidados, foi formado para pensar, coordenar e executar o projeto com o apoio dos demais membros da rede", conta Tatiana.

Participaram do evento, alunos, professores e funcionários da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e da UAPS São João, além de alunos e representantes das entidades parceiras como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), projeto Saúde da Família, Associação de Moradores do bairro São João, Associação Plante Vida, Escola Geraldina Tosta, Paróquia São João Batista, Projeto Resgate, Sociedade São Vicente de Paulo e Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia/CAIC Dr.Carlos Ferreira Brandão.

Nas instituições parceiras serão coletados todo tipo de papelão e papel, garrafas PET e vasilhames de produtos de limpeza, latas, plásticos em geral (sacolas, sacos e garrafas).Juntamente com as atividades do projeto coletivo foi realizado o replantio de árvores na área de reserva do exército no bairro.