Data 25/09/2017 16:02:01
Educadores comemoram nota 4 de mestrado da Univás durante Encontro de Estudos e Pesquisas

Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas: Desafios Contemporâneos. Esse foi o tema principal do Encontro de Estudos e Pesquisas realizado pelo Mestrado da Educação, Centro de Estudos e Pesquisas (CEPEDU) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) na tarde desta segunda-feira, dia 25 de setembro, no Salão de Eventos da Unidade Fátima.

O evento contou com a presença da presidente interina da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e superintendente regional de Educação, Andrea Silva Adão Reis. Ela parabenizou pela avaliação recém divulgada pela CAPES (coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), onde o Mestrado em Educação elevou seu conceito de 3 para 4 e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e o Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde, garantiram a manutenção da nota 4, o que atesta o excelente desempenho dos trabalhos realizados na Universidade. "Trago esse abraço afetuoso e parabenizo o trabalho da Univás por mais essa vitória. Espero que em breve tenhamos o doutorado em Educação na Universidade. A Superintendência Regional de Ensino tem na Univás uma grande parceira, que está conosco em várias ações junto às escolas. Fico muito feliz de ver a Universidade indo até às escolas e através de estudos e pesquisas atuar pelo enriquecimento da educação em Pouso Alegre e região", disse Andrea Adão.

O encontro foi dividido em quatro partes. Primeiramente, o professor Régis Henrique dos Reis Silva (UNICAMP) falou sobre os "Dilemas e perspectivas da escola pública brasileira diante das políticas educacionais inclusivas". Em seguida a professora da Univás, Carla Helena Fernandes, abordou o tema "Práticas de ensinar, formação docente e inclusão escolar", que faz parte da pesquisa de estágio e pós-doutoramento da educadora no Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Unesp, campus Rio Claro (SP). O evento ainda contou com um debate entre todos os presentes e o lançamento do e-book "Avaliação: Diferentes Processos no Contexto Educacional", lançado pela Navegando Publicações e organizado pelas professoras Susana Gakyia Caliatto, Sandra Maria da Silva Sales Oliveira, Neide de Brito Cunha e Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues desejou um ótimo evento a todos e comemorou também a nota 4 do Mestrado da Educação divulgada recentemente pela Capes. Atualmente, a Univás possui quatro programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (Doutorado e Mestrado), Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde, Mestrado em Educação e Mestrado em Bioética. "Temos um compromisso importante com essa instituição e o Sul de Minas de termos um doutorado na área de Educação. Acreditamos nesse objetivo e vamos à luta para mais essa conquista", afirma.

O coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação da Univás, professor José Luiz Sanfelice falou da satisfação de receber a nota 4 da Capes, que exigiu muito esforço e trabalho. "Essa nota é um passaporte para solicitarmos a implantação do doutorado. Nós já temos um projeto bastante elaborado e vamos encaminhar até o final do mês para Capes e torcer para termos a partir do ano que vem o Doutorado em Educação na Univás", explicou o professor Sanfelice, antes de dar prosseguimento ao evento que reuniu diversos educadores na Unidade Fátima