Data 27/09/2017 11:53:01
Representantes do Mestrado em Educação da Univás apresentam pesquisas em Portugal

Professores, alunos e egressos do Mestrado em Educação (ME) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) apresentaram suas pesquisas em eventos internacionais nas cidades de Braga e Gondomar, em Portugal. Eles também lançaram o livro "Avaliação: diferentes processos no contexto educacional", que foi organizado pelas professoras da Univás com a participação de pesquisadores portugueses.

O primeiro evento, com a participação de representantes da Univás foi o XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia realizado entre 06 e 08 de setembro realizado na Universidade do Minho, em Braga. Os trabalhos apresentados em comunicação oral abordaram os temas "Aprendizagem: Dificuldades de interpretação da leitura no ensino fundamental" apresentado pela professora Vânia dos Santos Vânia dos Santos Mesquita, em coautoria de Genize Simara de Souza e Cristina Luciano Amaral, ex-orientandas de iniciação científica do curso de Pedagogia da Univás.

O tema "Rendimento acadêmico e adaptação ao ensino superior de tecnólogos" foi apresentado pela professora Neide de Brito Cunha. Destaca-se que esta docente foi membro da Comissão Científica do Congresso Internacional Galego Português e coordenou sessões de comunicação oral em diferentes horários. A sua orientanda professora Laura Moreira Amaral apresentou parte de sua dissertação de mestrado em andamento. O trabalho foi intitulado "Jogos cooperativos e autorregulação da aprendizagem no ensino fundamental". O trabalho "Estratégias de aprendizagem: uma comparação entre cursos superiores" foi apresentado pela professora Susana Gakyia Caliatto e foi produzido em pareceria com as professoras Neide de Brito Cunha e Sandra Maria da Silva Sales Oliveira.

O segundo evento foi a II Conferência Internacional "Educação Universal e de Qualidade: Contributos da Investigação", em Gondomar, cidade próxima à Porto, no dia 09 de setembro.Nesse evento, a professora Neide de Brito Cunha foi também coordenadora de sessões de apresentação de trabalhos. As pesquisas apresentadas foram "A autorregulação da aprendizagem em universitários", pelo egresso professor Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli de autoria com sua orientadora professora Sandra Maria da Silva Sales Oliveira.

A pesquisa "Elaboração de um instrumento para avaliar a escrita na fase de alfabetização" foi apresentada pela professora Neide de Brito Cunha, realizada em coautoria com orientanda Ana Cristina de Sousa Xavier; e "Intervenção em leitura de sílabas e palavras simples",cujas autoras são Larissa Karen da Costa Meyer e sua orientadora professora Susana Gakyia Caliatto. Finalmente, nesse evento foi apresentado o trabalho "A brincadeira na educação infantil: uma reflexão sobre a prática pedagógica", de autoria da professora Vânia dos Santos Mesquita e sua orientanda professora Patrícia Maristela de Freitas Leal.

Os dois eventos foram promovidos pela Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC) e Associação Nacional Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), associações internacionais com sede em Portugal, das quais diversos autores das pesquisas da Univás fazem parte.

O V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro, também na Universidade do Minho, em Braga. A professora Neide de Brito Cunha participou da coordenação de mesas no evento, além de apresentar as pesquisas: "Ambiente familiar e desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental", em coautoria com o egresso professor Júlio Antônio Moreira Gomes e "Análise das estratégias de aprendizagem no ensino médio técnico de administração e informática". em parceria com a professora Susana Gakyia Caliatto e a discente do Mestrado em Educação Mayara Lybia da Silva.

Durante a estadia em Portugal, as professoras da Univás, que organizaram o livro "Avaliação: diferentes processos no contexto educacional", Susana Gakyia Caliatto, Sandra Maria da Silva Sales Oliveira, Neide de Brito Cunha fizeram o lançamento e a divulgação do livro nos eventos. O livro conta com uma quarta organizadora, a professora Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly da Universidade de Brasília e destaca-se a participação de outros professores doutores da Univás em capítulos da obra: Rosimeire Aparecida Soares Borges, Neide Pena Cária e Nelson Lambert; e de alunos egressos do Mestrado em Educação como Júlio Antônio Moreira Gomes e Michele Correa Freitas Soares, além dos autores internacionais da Universidade do Minho como os professores doutores: Gina Claudia Lemos, Leandro da Silva Almeida e Bento Duarte Silva.