| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 29/09/2017 08:28:01
Estudantes de Enfermagem da Univás e Colégio João Paulo II visitam base do SAMU de Varginha

Durante visita, os alunos tiveram oportunidade de acompanhar um atendimento de resgate de emergência realizado por um aeromédico

Alunos do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e do Colégio João Paulo II, acompanhados pelo professor João Batista da Cunha, que ministra a disciplina de Urgência e Emergência e é líder da Liga Acadêmica de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), fizeram uma visita à base do SAMU em Varginha, nesta terça-feira, dia 26 de setembro. Durante a visita, eles acompanharam um atendimento de resgate de emergência realizado pela aeronave ARCANJO 03, que transferiu uma paciente vítima de AVC em Baependi até a Base Descentralizada de Varginha e que foi levada pela equipe do CISSUL SAMU na viatura USA - Unidade de Suporte Avançado para o Hospital Regional. Após acompanhar todo o procedimento da referida ocorrência os estudantes puderam conhecer a aeronave e tirar suas dúvidas a respeito do transporte aeromédico.

Os estudantes foram recepcionados pela coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Kátia Aparecida Ferreira, e a coordenadora de Enfermagem, Cibele Siqueira Nogueira, na sede do CISSUL SAMU."Com certeza, o entusiasmo e a paixão que todos os profissionais passam para nós em suas aulas, demonstrações, explanações, estimulam em todos os alunos o desejo de um dia fazer parte dessa equipe que luta diariamente para salvar vidas. Deixamos nossa gratidão, agradecemos por nos receberem tão bem e desejamos sucesso no trabalho de toda equipe operacional e administrativa do CISSUL SAMU", disse o professor João Batista da Cunha.

A Liga Acadêmica de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), um movimento criado por alunos interessados nessa temática e que têm o objetivo de ampliarem os conhecimentos sobre o assunto, através de treinamentos, palestras, encontros sob a orientação dos professores especializados, bem como a realização de visitas técnicas como a que ocorreu na sede do CISSUL SAMU.

Na ocasião, os instrutores do NEP, Alexander Dias Caldeira, João Otávio Braz Júnior e Pierre Bebiano aproveitaram para explanar sobre as atividades do Consórcio, fizeram a apresentação da rede de urgência e avaliação primária e secundária nos atendimento de traumas. Fizeram demonstrações de práticas de pranchamento e imobilização de pacientes.Os estudantes conheceram as ambulâncias utilizadas pelas equipes operacionais do SAMU e interagiram com o nosso mascote "SAMUZINHO", personagem que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o combate aos trotes, no que diz respeito às ligações realizadas para o 192.

Eles visitaram todos os setores administrativos do Consórcio, com destaque para o NEP - Núcleo de Educação Permanente, setor responsável pelo treinamento de todos os colaboradores da instituição e dos funcionários ligados às secretárias de saúde de todos os municípios consorciados e hospitais conveniados. Também estiveram na Central de Regulação onde são realizadas as triagens de todas as ligações dos cidadãos que necessitam do atendimento de urgência e emergência 192.
\cbpat1\sa160\sl252\slmult1\qc

(Com Assessoria de Comunicação da ASSCOM CISSUL SAMU 192)