Data 04/10/2017 11:15:01
Enelin 2017 comemora os 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) promove de 4 a 6 de outubro, por meio do seu Núcleo de Pesquisa em Linguagem (Nupel), o VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem - Enelin 2017. A abertura oficial foi realizada no Marques Plaza Hotel pela pró-reitora de Graduação, Rosa Maria do Nascimento, que representou na solenidade o reitor Carlos de Barros Laraia. "É uma honra participar da sétima versão desse evento internacional que é resultado do trabalho conjunto do PPGCL, um programa já reconhecido e consolidado na região. É uma oportunidade ímpar para nossos pesquisadores mostrarem suas produções. É com muita satisfação que sediamos mais uma vez esse evento tão importante", disse Rosa Nascimento.

No início do evento, a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, professora Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi, falou da transição do curso que iniciou em 2002 com a chegada dela na Univás. "Começamos como mestrado e, ao sermos reconhecidos pela CAPES, passamos a oferecer o doutorado. É uma história nossa de muitos anos que foi construída com o trabalho de muitas pessoas, tanto professores como alunos. O programa foi se instalando nessa convivência bonita, de qualidade, prazerosa e de investimento forte de trabalho intelectual e institucional, que representa esse conhecimento da linguagem no Sul de Minas e até no Brasil. Estou feliz de estar aqui comemorando esses 15 anos de muitas atividades e belíssimos resultados", afirma Eni Orlandi.

O tema principal do evento, que recebe neste ano mais de 600 pessoas de todo país, é "Linguagem, Instituições e Práticas Sociais". "Esse encontro é a cereja do bolo para comemorarmos esses 15 anos de muito trabalho. A capacitação e dedicação da professora Eni Orlandi e o corpo docente do PPGCL, durante esses anos, nos enche de orgulho. Esse trabalho reforça nosso compromisso de formação e pesquisa com a sociedade. Queremos uma sociedade melhor, por isso apostamos no ensino de qualidade", discursou emocionada a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues.

O Enelin 2017 traz convidados da Europa e da América Latina, bem como de diferentes regiões do Brasil para as conferências e mesas-redondas como a conferencista internacional, Alma Bolón (UDeLaR-Uruguai), que falou na abertura do evento sobre a "Negação e desconhecimento da ficção como forma própria da linguagem". "É muito importante falar neste evento que reúne pessoas de todo Brasil. Há interesses comuns de ideias e problemas que precisam ser discutidos entre nós. Hoje falamos da importância dos idiomas e a importância das pessoas terem a possibilidade de conhecê-los com profundidade para que o pensamento se desenvolva com potencial e com sentido. Os idiomas devem ser considerados como bases do pensamento e reflexão e não só como ferramentas úteis de comunicação", ensinou Alma.

Segundo a coordenadora adjunta do PPGCL da Univás, professora Débora Hettwer Massmann, o Enelin tem se consolidado como um espaço de diálogo e de reflexão sobre os diferentes fenômenos da Linguagem e também sobre Arte e Cultura, buscando fortalecer o intercâmbio e o espaço de reflexão sobre as pesquisas desenvolvidas no âmbito das Ciências da Linguagem. Assim, o evento promove Sessões Coordenadas, Comunicações Individuais, Apresentação de Pôsteres, Lançamentos de Livros e Atividades de Arte e Cultura.

Confira cobertura fotográfica completa da VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem - Enelin 2017 no link: https://www.flickr.com/photos/150620110@N05/sets/72157686665736171