Data 24/10/2017 11:16:01
Professora apresenta resultado de pesquisa de pós-doutorado do Mestrado da Educação

Sarah Maria abordou o tema "As formulações das políticas de formação continuada dos professores: as DCNs (2015) e a BNCC (2017)"

Professores e acadêmicos da Univás participaram na manhã desta terça-feira, dia 24 de outubro, de um Encontro de Estudos e Pesquisas do Mestrado da Educação ministrado pela professora Sarah Maria Freitas Machado Silva, na Unidade Fátima. Ela apresentou a conclusão do trabalho de pós-doutorado abordando o tema "As formulações das políticas de formação continuada dos professores: as DCNs (2015) e a BNCC (2017) em debate".

A pesquisa procura compreender os nexos da Base Nacional Curricular Comum que está em votação no Congresso Nacional e prevista para ser implementada no início de 2018. "O estudo desmembra nessa base o que se refere à formação de professores. É um tema que está na ponta da mesa das discussões da Educação. Na pesquisa, eu explico o que essa base traz como proposta para formação dos professores que vão atuar nas escolas públicas de todo Brasil. No trabalho faço um paralelo com as Diretrizes Educacionais para compreender os nexos que foram buscados ali e aqueles que foram esquecidos. A pesquisa mostra que temos políticas educacionais complicadas e que precisam ser revistas para não prejudicar as escolas públicas municipais e estaduais", explica.

O objetivo da apresentação é apresentar para Univás, onde ela foi bolsista, o resultado da pesquisa feita durante estágio de 11 meses sob a supervisão do professor e coordenador do Mestrado de Educação, José Luiz Sanfelice. "Foi muito enriquecedor e profícuo e me sinto com o dever cumprido. Os professores do mestrado da Univás são de uma eficiência e uma qualidade dificilmente encontradas, sobretudo quando se fala em universidades privadas", afirma a doutora Sarah Maria, que faz parte da equipe editorial da Revista do Mestrado da Educação e do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação (CEPEDU) da Univás.