| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 26/10/2017 11:15:01
HCSL alerta para a importância da mamografia durante Outubro Rosa

Mulheres de 50 a 69 anos podem procurar o Hospital Samuel Libânio, com o Cartão Nacional SUS e sua identidade, para fazer gratuitamente seu exame de mamografia

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) participa da Campanha Outubro Rosa que é um alerta para prevenção do câncer de mama. "Precisamos conscientizar a população sobre a importância do autoexame que detecta precocemente o câncer de mama. Queremos lembrar também que a mamografia é o único exame capaz de detectar precocemente o nódulo do câncer de mama. Quanto antes ele for detectado e tratado a chance de cura é de 95%", explica a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Paiva Reis.

O HCSL tem capacidade para atender até 40 pacientes por dia. "Temos vagas e disponibilidade operacional instalada para atender muitos pacientes. O Ministério da Saúde preconiza o ano todo exames na faixa etária de 50 a 69 anos. Mulheres nessa faixa etária podem procurar o Hospital Samuel Libânio, com o Cartão Nacional SUS e sua identidade, para fazer gratuitamente seu exame na hora", conta Jusselma. Pessoas fora dessa faixa etária mas que tem histórico familiar da doença deve procurar um mastologista ou um médico da Saúde da Família para que ele faça o pedido de exame que também será feito de forma gratuita.

A gerente da Radiologia do HCSL, Camila Rocha, disse que todas as mulheres devem fazer seus autoexames. "Depois do autoexame, se a pessoa notar qualquer sinal deve procurar seu médico e fazer em seguida o exame de mamografia. O exame é feito em um mamógrafo de última geração e dura cerca de 15 minutos. Dessa forma, o HCSL trabalha com responsabilidade social, pois segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de 95% dos casos de câncer de mama são curados quando a doença é detectada no início", esclarece a gerente.

O câncer de mama é a mais frequente e principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e no mundo e a mamografia é o principal exame para detectá-lo precocemente. "Sempre falo com minhas amigas e familiares sobre a importância de fazer a mamografia. O câncer pode levar a gente à morte e com esse exame podemos descobrir o problema e resolver. Acho que tanto homens quanto mulheres devem fazer o autoexame e se acharem alguma coisa estranha devem procurar o médico para se cuidar", conta a paciente e dona de casa, Silma Fernandes.