| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 30/10/2017 08:00:00
Abertas as inscrições para formação do Conselho Diretor da FUVS

A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) abriu o edital do processo eleitoral para formação de seu Conselho Diretor. As inscrições serão realizadas no período de 30 de outubro a 13 de novembro de 2017, de 14h as 16h, na secretaria da Presidência da FUVS, localizada à Avenida Coronel Alfredo Custódio de Paula, 240, no centro de Pouso Alegre.

A FUVS é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada pela lei estadual nº 3.227, em 25 de novembro de 1964. A Fundação é a entidade mantenedora da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), do Colégio João Paulo II e do Colégio Vale do Sapucaí (Anglo Pouso Alegre).

ESTATUTO
Por força de lei, a norma maior de uma Fundação é o seu Estatuto vigente.

ASSEMBLEIA
Conforme previsto no Estatuto, a FUVS possui um órgão de deliberação, que é a Assembleia Geral. A Assembleia Geral é composta pelas autoridades locais, representantes de classe, membros das unidades da Fundação, entre outros. Dentre as atribuições da Assembleia Geral está a de elaborar duas listas sêxtuplas, a serem enviadas ao Governador do Estado de Minas Gerais, para nomeação dos 3 (três) membros efetivos e 3 (três) suplentes do Conselho Diretor da Fundação.

CONSELHO DIRETOR
A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) é administrada por um Conselho Diretor. Este Conselho Diretor é composto por três membros efetivos e três suplentes, escolhidos pelo Governador do Estado de MG, dentre os nomes constantes nas duas listas sêxtuplas, elaboradas pela Assembleia Geral da Fundação. Os membros efetivos se dividem em Presidente, Vice-Presidente e Conselheiro, eleitos entre si. O mandato do Conselho Diretor é de 4 (quatro) anos. Os membros do Conselho Diretor exercem gratuitamente o mandato.

PROCESSO ELEITORAL
O processo eleitoral será fiscalizado pelo Promotor de Justiça responsável pela Promotoria Especializada em Fundações, cujo titular atual é Agnaldo Lucas Cotrim. A eleição para formação das 2 (duas) listas sêxtuplas será realizada mediante o cumprimento de 4 (quatro) etapas, a saber:

1ª etapa
: Eleição direta dos representantes do quadro funcional da Fundação. Cada funcionário, por meio do voto direto e secreto, poderá votar em até 3 (três) candidatos. São eleitores no processo eleitoral todos os funcionários da FUVS.

Datas: 7 a 8 de dezembro de 2017, das 9h às 21h;

Locais: 1- Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí, situada à Av. Cel. Alfredo Custódio de Paula, 320, Centro; 2- Hospital das Clínicas Samuel Libânio , situado à Rua Comendador José Garcia, 777, Centro; e 3- Unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí , situada à Av. Prefeito Tuany Toledo, 470, Bairro Fátima I, nesta;

2ª etapa
: Os 10 (dez) funcionários mais votados compõem uma lista, a qual é entregue à Assembleia Geral da Fundação. Desta lista serão eleitos 8 (oito) nomes escolhidos por meio do voto direto e secreto pelos membros da Assembleia Geral.

Data: 21 de dezembro de 2017, às 14h ;

Local: Sala 6 da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS, na Av. Cel. Alfredo Custódio de Paula, 320, Centro, Pouso Alegre/MG.

3ª etapa
: Eleição direta dos membros pertencentes à comunidade. Os membros da Assembleia Geral da Fundação escolherão, por meio de voto direto e secreto, 4 (quatro) representantes da comunidade dentre os regularmente inscritos e aptos a participarem do pleito.

Data: 21 de dezembro de 2017, concomitantemente com a 2ª etapa.

4ª etapa
: Apuração de votos e elaboração, pela Assembleia Geral da Fundação, das 2 (duas) listas sêxtuplas. Os 4 (quatro) funcionários mais votados pela Assembleia Geral comporão a primeira lista sêxtupla, juntamente com os 2 (dois) representantes da comunidade mais bem votados. Os outros 4 (quatro) funcionários integrarão a segunda lista sêxtupla, juntamente com os outros 2 (dois) representantes da comunidade.

Data: 21 de dezembro de 2017, em seguida à apuração dos votos da 3ª etapa.

Todos os funcionários integrantes do quadro funcional da Fundação, admitidos há mais de 5 (cinco) anos, detentores de ilibada reputação e notório saber e que não possuam condenação criminal transitada em julgado, podem se candidatar às vagas. Há vagas também para pessoas da comunidade, que não sejam funcionários, os interessados poderão se inscrever no período mencionado acima.

Informações podem ser obtidas no link:

(Por Comissão Eleitoral - Formação do Conselho Diretor)