Data 06/11/2017 10:05:01
Coordenador do curso de Administração da Univás participa da FINIT em Belo Horizonte

O coordenador do curso de Administração, professor Guilherme Pincelli, participou da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) realizada, em Belo Horizonte, entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro. A proposta da visita foi para acompanhar em especial o painel com o tema "Como integrar os parques tecnológicos e vivência das universidades: As experiências dos University Research parks (URP) como processo de alavancagem da inovação tecnológica".

Os palestrantes do painel foram o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela; o presidente do CNPQ, Mario Neto Borges; o presidente da Anprotec, Jorge Luís Audy; e o diretor presidente da BHTec, Ronaldo Pena. "A importância de estar presente em eventos dessa magnitude revela o interesse da Univás em estar investindo cada vez mais no empreendedorismo e na inovação", avalia o professor Guilherme Pincelli.

Foi discutido durante o painel a importância da integração entre a universidade, sociedade, empresas e governo, sendo que as empresas devem estar presentes dentro da universidade como fomentadores de recursos e em contrapartida utilizando de suas pesquisas e seu capital intelectual. O presidente do CNPQ, Mario Neto, salientou que o Brasil ocupa uma posição considerável em termos de pesquisa científica, sendo responsável por cerca de 2% de todas as publicações mundiais, entretanto quando o assunto é inovação estamos aquém do esperado ocupando apenas a 68º posição no ranking, e que dessa forma é preciso investir mais em inovação e em parcerias públicas e privadas.

O professor teve a oportunidade de participar de um painel oferecido pela secretaria do estado de Minas Gerais denominado "Meu primeiro Negócio", uma iniciativa que abrange principalmente a inserção do empreendedorismo para alunos do ensino médio, na qual, pode ouvir relatos sobre a aplicação da metodologia em algumas escolas. O evento reuniu cerca de 200 instituições, mais de 500 horas de conteúdos e cerca de 50 mil pessoas presenciais e mais de 1 milhão de pessoas on line.