| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 06/11/2017 11:26:01
Médica do HCSL alerta sobre tratamento para zumbido no ouvido

O problema já atinge mais de 40 milhões de brasileiros e a Campanha Novembro Laranja traz informações sobre o problema de saúde

A médica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) e professora da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Maruska Santos, participa da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido para realizar ações voluntárias de divulgação do assunto em novembro, período que inclui o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido, comemorado no dia 11 deste mês. Recentemente, a campanha recebeu o apelido de Novembro Laranja e passou a ser promovida pelo Instituto Ganz Sanchez. "O objetivo da campanha criada em 2006 pela Dra Tanit Ganz Sanchez é conscientizar a população sobre a realidade preocupante do aumento de problemas do ouvido em todas as idades e motivar mais profissionais da saúde a abraçarem a causa", conta a otorrinolaringologista Maruska.

Para a médica é necessário ficar atento a alguns fatores e detalhes. "A pessoa deve saber que o zumbido e a intolerância a sons são sintomas dos ouvidos mais vulneráveis a agressões e, por isso,é necessário investigar corretamente suas várias causas", explica Maruska, lembrando que o problema já atinge mais de 40 milhões de brasileiros.

Maruska Santos afirma que o tratamento precoce pode fazer diferença na recuperação do ouvido. "Queremos e precisamos mudar esses pensamentos restritivos ("não há nada a fazer", "não tem cura", "aprenda a conviver") para ampliar nossa atuação profissional e a chance de melhora do paciente", avalia a otorrinolaringologista.

Os interessados podem obter mais informações sobre zumbido e o Novembro Laranja no site: http://www.institutoganzsanchez.com.br/novembrolaranja.html