| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 07/11/2017 14:19:01
Tratamento chamado trombólise é mais um diferencial do Hospital Samuel Libânio

O setor de Neurocirurgia do HCSL possui os equipamentos e qualificação necessários para atender pacientes com acidente vascular encefálico isquêmico

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) vem se consolidando cada vez mais em tratamentos no setor de Neurocirurgia e um dos diferenciais atuais é a trombólise, nome dado ao processo pelo qual se dissolve um trombo formado na corrente sanguínea. "O importante é destacar que temos uma aparelhagem excelente que nos ajuda muito diante da situação do paciente com acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi), que é a principal causa de incapacidade em adultos em muitos países apesar dos avanços nas estratégias preventivas. Com o atendimento adequado e qualificado prestado pelo Hospital podemos indicar os tratamentos necessários. No Samuel Libânio já fazemos com uma certa frequência o tratamento de trombólise", enfatiza o médico neurocirurgião, Antônio Luiz Carone.

Carone conta que no Hospital Samuel Libânio existe a chegada de muitos pacientes com doenças vasculares cerebrais. A frequência do problema de saúde aumenta com o envelhecimento das pessoas, mas a doença pode ocorrer em jovens, adultos, mulheres e homens. "Quando qualificamos esses pacientes através de exames detectamos esses sintomas súbitos por meio de distúrbios da fala e perda de movimento de um lado do corpo. Logo pensamos em processo vascular mas precisamos dividir o que acontece realmente com o paciente, pois em algumas vezes ele só demonstra alguns sintomas que desaparecem. Outro caso, é quando o quadro vascular encefálico está se instalando de forma progressiva e pode ser classificado como hemorrágica e isquêmica, neste último caso podemos ver se é superficial ou mais profunda e fazer o tratamento", explica o neurocirurgião, alertando que nem todos os casos podem ser tratados com a trombólise, processo que é oferecido pelo Hospital para particulares e convênios.

O paciente detecta que está com acidente vascular encefálico por distúrbios da fala, formigamento no rosto e fraqueza nas mãos e pernas, que são sinais que podem ser progressivos e indicar a doença. "Nesse caso, a pessoa tem que procurar profissionais em neurologia e neurocirurgia para fazer o tratamento adequado. Quanto antes for detectado o problema maior a chance de solucionar a doença", esclarece Carone. Ele aconselha que as pessoas previnam as doenças com exercícios físicos, alimentação saudável, fazendo um controle clínico e arterial, unindo o cuidado com a saúde e a qualidade de vida.

O novo setor de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio foi inaugurado no dia 12 de julho deste ano com oito quartos duplos e 21 leitos. A estrutura nova é toda remodelada e reformulada com padrão de qualidade internacional e com equipamentos usados nos melhores hospitais do mundo.