Data 09/11/2017 14:57:01
Univás sedia Jornada Internacional com participação do conferencista francês Paul Henry

Paul Henry é considerado um dos pesquisadores fundamentais para o estabelecimento da Análise de Discurso na França

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) sediou nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, a III Jornada Internacional "Interpretação e Condições de Produção", no Salão de Eventos da Unidade Fátima. "Agradeço a presença de todos e todas neste evento especial. Parabenizo a coordenadora e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) e do Núcleo de Pesquisa e Linguagem (Nupel) por proporcionar esses momentos que serão de grande aprendizagem. Desejo a todos os alunos e convidados um ótimo evento", disse a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, Andrea Silva Domingues.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Linguagem, professora Paula Chiaretti, iniciou o evento convidando a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, professora Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi, que deu as boas-vindas ao conferencista francês Paul Henry que falou sobre "As condições de produção do discurso em questão". "Temos a honra de receber essa pessoa marcante no trabalho intelectual e também uma das figuras ímpares no estabelecimento das bases para reflexão da produção dos discursos. Vocês vão apreciar a fineza, a delicadeza e a força do pensamento de Paul Henry. É sem dúvida um momento muito especial e emocionante na Univás", ressaltou Eni Orlandi.

O professor doutor Paul Henry, do Centro de Pesquisas de Ciências Humanas e Sociais de Paris (França), falou e analisou dentro da perspectiva da linha de pesquisa de estudos linguísticos as condições de produção dos discursos. Ele é autor do livro "A Ferramenta Imperfeita: língua, sujeito e discurso" e considerado um dos pesquisadores fundamentais para o estabelecimento da Análise de Discurso na França. "Para mim uma grande surpresa ver que as pessoas continuavam a trabalhar nesse terreno da análise de discurso. Agradeço a acolhida e estou muito contente de estar aqui, pois cada vez que venho ao Brasil tenho momentos enriquecedores", contou o ilustre linguista Henry no início da jornada na Univás.