| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 17/11/2017 10:32:01
Palestra orienta funcionários da FUVS sobre uso de contraceptivos

Com o tema "Mitos e verdades sobre contraceptivos", a médica do setor da Medicina do Trabalho da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Maria Cláudia Ferreira, realizou palestra no Anfiteatro da Univás nos dias 16 e 17 de novembro. "Conversamos com os funcionários e esclarecemos sobre qual método contraceptivo é o mais adequado para cada tipo de pessoa. A palestra atinge tanto o público masculino quanto feminino pois os casais, por exemplo, precisam estar atentos aos métodos corretos para evitar uma gravidez ou mesmo orientar seus filhos sobre o assunto", conta a palestrante.

Segundo a médica, chamamos de método contraceptivo toda ação com objetivo de impedir ou, pelo menos, reduzir substancialmente a chance de uma mulher engravidar após uma relação sexual. Ela falou dos métodos mais simples como a camisinha até aos mais complexos como o DIU. "Os métodos anticoncepcionais podem ser simples e gratuitos como a tabelinha ou o coito interrompido, ou mais complexos e dependentes de ajuda médica, como o DIU e os anticoncepcionais hormonais. Existem também os métodos contraceptivos definitivos, que requerem cirurgia e têm como objetivo tornar o homem ou a mulher estéreis de forma permanente, como nos casos da vasectomia ou da ligadura das trompas", explica Maria Cláudia.

Os funcionários que ainda tiverem dúvidas sobre o assunto podem procurar a médica Maria Cláudia no setor de Recursos Humanos da FUVS. "Trabalhamos sempre com palestras e treinamentos pensando no bem estar dos funcionários presentes na palestra. Esse assunto, mesmo nos dias atuais, pode ser tratado como tabu e provocar constrangimento em algumas pessoas, por isso a importância de esclarecer dúvidas e orientar da melhor maneira possível nossos colaboradores", afirma médico do Trabalho da Fuvs, Luciano Feliciano Jardim. O evento contou com a parceria da empresa Bayer, a presença dos jovens aprendizes do Colégio João Paulo II, e houve sorteio de brindes para os participantes da palestra.